Exposição de Fotografia “Serralves em Festa 2018” na Matriz

A exposição de fotografia “Serralves em Festa 2018”, iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada, em parceria com a AFAA - Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, vai ser inaugurada a 8 de agosto, às 18h30, no largo da Matriz.

A exposição estará patente ao público entre 9 de agosto e 8 de setembro e engloba várias fotografias que estreitam as diversas intervenções artísticas de “Serralves em Festa 2019” resultantes da parceria entre a Câmara de Ponta Delgada e a Fundação de Serralves.

Da parceria entre o Município de Ponta Delgada e a Fundação Serralves têm nascido sinergias, entre elas a exposição de fotografia “Serralves em Festa”.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Bolieiro, esta exposição "traz a Ponta Delgada o maior evento da cultura contemporânea em Portugal e um dos maiores da Europa: “Serralves em Festa”. A mostra espelha pontos de vista singulares, propõe diálogos inéditos, convida a participar no evento, que, também, incorpora o pensamento e práticas ligadas à reflexão sobre o meio ambiente e a paisagem".

Na mensagem que escreveu para o catálogo de “Serralves em Festa 2018”, José Manuel Bolieiro refere ser "com enorme gosto que a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a AFAA organizam, uma vez mais, esta exposição. Uma iniciativa que valoriza a Fotografia enquanto Arte, reconhece o talento dos fotógrafos de Ponta Delgada e convida a um outro olhar sobre a realidade".

"Congratulo-me com a frutuosa parceria entre o Município de Ponta Delgada e a Fundação Serralves e felicito a AFAA pelo dinamismo e pela capacidade de mostrar talento e contribuir, através da fotografia, para a promoção de Ponta Delgada." - conclui o Presidente da Câmara.

Entretanto, Jorge Kol de Carvalho, Presidente da Direção da AFAA, destaca "a oportunidade única de estar presente no “Serralves em Festa”, o maior evento contemporâneo da cultura em Portugal, e um dos maiores da Europa, despoletada pela parceria que o Município de Ponta Delgada tem com a Fundação de Serralves, para a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores reflete-se evidentemente na Fotografia".

Kol Carvalho adianta que "nas exposições que Serralves nos mostra, e sobretudo aquelas fotografias que espreitando as diversas intervenções artísticas que naquelas 50 horas por lá desfilam, somos capazes de fazer, e que aqui trazemos, numa partilha com aqueles que lá não foram".

"Desta feita a exposição é resultado do aprofundamento do processo, e da experiência que vai no seu terceiro ano, fruto do trabalho da AFAA e da Fundação de Serralves, refletido agora no workshop ministrado em Ponta Delgada, pela curadora de Serralves Filipa Loureiro, onde foram selecionadas as diversas imagens que a constituem" - acentua.

Ainda segundo Kol de Carvalho, "entendemos partilhar a experiência única de através do nosso olhar, assistir ao festival que aqui trazemos, numa pequena amostra, fazendo-vos abrir o desejo de lá poderem estar numa futura ocasião, porque vale bem a pena".