A Academia, o Estudante e a sua Irreverência - Um retrato cinematográfico da revolta estudantil

PDF- http://bit.ly/QxWnkO / http://bit.ly/P9jhhs

De 1 de Abril a 6 de Maio, o Centro de Estudos Cinematográficos da AAC irá exibir diversas obras cinematográficas contemporâneas que melhor retratam os estudantes e a sua irreverência, inserido no Programa Cultural da Queima das Fitas 2014.

O movimento estudantil sempre foi pautado pela irreverência, boicotes e manifestações. A agitação social da década de 60, as sucessivas crises nas universidades portuguesas marcaram o rumo do País e despoletaram o ativismo juvenil e a sua politização.

O objectivo do Ciclo de Cinema ‘A Academia, o Estudante e a sua Irreverência – Um retrato cinematográfico da revolta estudantil’ é claro, revisitar algumas lutas marcantes por parte dos estudantes, a introdução da mulher do mundo académico, a agitação estudantil de Maio de 68, em Paris, os anos de convulsão estudantil 1962 e 69, em Coimbra e até às lutas contra o conformismo da instituição escolar. Assim, ao longo de cinco semanas iremos assistir a obras cinematográficas contemporâneas e assinalar os 45 anos do 17 de Abril de 1969, dia em que o Presidente da Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra, Alberto Martins, foi impedido de usar da palavra.

Todas as outras sessões têm lugar no Mini-Auditório Salgado Zenha, edifício AAC, em Coimbra, pelas 22horas.

Programação:
1 de Abril - Os sonhadores de Bernardo Bertolucci
8 de Abril - Os edukadores de Hans Weingartner
22 de Abril - A Bela Junie de Christophe Honoré
24 de Abril - Futebol de Causas de Ricardo Antunes Martins Master Session: 'A representação das Crises Académicas no Cinema'
29 de Abril - Educação de Lone Scherfig
6 de Maio - Clube dos Poetas Mortos de Peter Weir