Lançamento "Revista Cinema"

Enviamos nota de imprensa sobre o lançamento da edição 47 da Revista Cinema. Esta é uma publicação da Federação Portuguesa de Cineclubes fundada em 1982. Ao longo das décadas, afirmou-se com uma voz do movimento cineclubista português.

Sem qualquer dúvida, 2020 foi o ano mais difícil para o movimento cineclubista português desde 1974. O número 47 da Revista Cinema faz um balanço do ano 2020 no meio cineclubista, deixando um registo dessas formas de criatividade e resiliência que marcaram o ano de 2020. Mas também celebra a vida de Henrique Espírito Santo, figura impar do cinema português que faleceu em 2020. A ele, dedicamos o dossier especial deste número, com a participação de críticos, programadores e cineastas, na esperança de que o seu amor pelo cineclubismo seja reconhecido pelas gerações do presente e do futuro.

Para conhecer melhor o passado do nosso cinema, a seção Era uma Vez… apresenta um trabalho de Inês Fernandes sobre os processos de coloração de dois filmes de Rino Lupo e Tiago Fernandes convida-nos a ouvir com atenção o trabalho de Alexandre Gonçalves, um dos históricos diretores de som do novo cinema português que não pode cair no esquecimento.

No ano em que se assinala o 75.º aniversário do Clube Português de Cinematografia / Cineclube do Porto, a revista Cinema conversou com José Alberto Pinto, colaborador de longa data do mais antigo cineclube português para recordar momentos menos conhecidos da história do cineclubismo portuense.

Neste edição damos ainda conta da actividade cineclubista ao longo de 2020 nas regiões de Abrantes, Açores, Barreiro, Braga, Coimbra, Estarreja, Famalicão, Faro, Guimarães, Melgaço, Póvoa de Varzim, Setúbal, Viana do Castelo, Vila do Conde e Viseu.

A revista Cinema, órgão da Federação Portuguesa de Cineclubes, teve Henrique Alves Costa, figura cimeira do cineclubismo, como primeiro diretor. É uma publicação digital de acesso livre através do site da FPCC: https://www.fpcc.pt/?page=revista_cinema

Revista CINEMA
Órgão da FPCC - FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CINECLUBES
Fundada em 1982

Estaremos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional através deste endereço de email.