HISTÓRIA estreia MUSEUM MEN

HISTÓRIA estreia todas as segundas-feiras, às 22h00, duplo episódio de MUSEUM MEN, a partir do dia 11 de maio.

A Creative Arts é uma empresa dedicada à criação de peças históricas necessárias para museus, exposições, firmas e municípios.

Se um museu precisar de uma réplica fiel da Sala Oval ou da célebre escadaria do Titanic, é ligar à Creative Arts. Mas estes homens não são apenas talentosos artesãos. São autênticos detetives que fazem de tudo em prol da total precisão de um cenário histórico.

Entre as cenas a que a equipa dará vida, contam-se a travessia do general George Washington do rio Delaware, a queda do dirigível Hindenburg, e uma réplica do túmulo de Cleópatra.

DESENTERRAR O REI TUT

A Creative Arts tem entre mãos uma das suas maiores tarefas até à data: ajudar a aumentar a afluência de visitantes ao Museu de História de S. Petersburgo, criando uma nova exposição em torno da múmia egípcia, a Senhora do Nilo. Como? Criando uma peça que a disponha ao lado da mais famosa múmia egípcia, a do Rei Tut. Mas a equipa terá de conceber algo inovador que vá de encontro às necessidades do museu e esteja à altura das elevadas expectativas do público em relação ao célebre faraó. Entretanto, Daryl coloca a sua bata de cientista louco e constrói uma bobina de Tesla que lança relâmpagos, para uma escola primária local.

O RELANÇAMENTO DA APOLLO 13

O Museu da Ciência e da Indústria procura expandir a sua secção relativa à Corrida ao Espaço, e sabe bem quem contratar para o fazer: a Creative Arts. A equipa irá construir uma réplica do icónico módulo lunar da Apollo 13 – o heróico aparelho da arriscada missão. A empresa criará ainda um escudo térmico para a já existente cápsula Mercury. Em 1970, uma missão à Lua transformou-se numa história de sobrevivência, aquando da explosão de um dos tanques de oxigénio. Inutilizado o módulo de comando, os três tripulantes viram-se obrigados a refugiar-se no módulo lunar. Graças a muito engenho e a alguma fita adesiva, a tripulação conseguiu voltar

à Terra. Além da pressão do departamento da Corrida ao Espaço, a Creative Arts aceita outro projeto, este de maior valor sentimental: recriar a espada de William Wallace.

O MINI SUBMARINO NAZI

A Creative Arts recria um mini submarino alemão Seehund da II Guerra Mundial, para o Centro de História de Tampa Bay. Este submarino em tamanho real ajudará os visitantes a compreender as condições extremas suportadas pelos nazis, tanto no interior dos minúsculos aposentos, como à superfície, debaixo de fogo inimigo. A exposição contará ainda com as armas que ameaçaram a Grande Geração Americana. Será uma das construções mais complexas da Creative Arts até à data, já que a equipa terá de mostrar o interior do Seehund sem perder a icónica silhueta do submarino. Irão também fazer uma estante para a sala VIP do clandestino Ciro's Speakeasy. Terá de traduzir o ambiente dos anos 20 do Ciro's, mas também funcionar como porta.

O JATO SUPERSÓNICO DE YEAGER

A Creative Arts constrói o Bell X1 para o Museu da História das Forças Armadas, em Largo, na Flórida. O americano Chuck Yeager pilotou este jato experimental para tentar – e conseguir – ir além da barreira do som. Esse voo recordista foi a inveja dos muitos países que há anos tentavam construir um avião que ultrapassasse a velocidade do som. Roger e a sua equipa enfrentam um desafio único, pois optam por suspender o aparelho no teto do museu em vez de o dispor no solo. O Bell X1 terá de ser suficientemente leve – e seguro – para ficar suspenso, sem comprometer a sua autenticidade. A Creative Arts recriará também uma carabina da Pensilvânia para os Florida Frontiersmen, uma associação sem fins lucrativos que pretende oferecer a arma como prémio bolseiro a um dos seus jovens membros.

CARRO FUNERÁRIO DE LINCOLN

O Museu de Carros Clássicos de Sarasota encomenda à Creative Arts uma réplica em tamanho real do carro funerário do presidente Abraham Lincoln. Não só terá de parecer autêntico, com todos os pormenores vitorianos, como terá de ser funcional, para ser puxado por cavalos, tal como o original. Roger e a sua equipa terão apenas 17 dias para o concluir – os mesmos que a cidade de Springfield teve. A Creative Arts construirá ainda uma armadura de cavaleiro para um amigo chegado de Nate, que espera envergá-la num torneio renascentista. Nate e Daryl visitam um mestre do ofício, para aprenderem como se faziam as armaduras de há 400 anos.

O FOGUETE DE EVEL KNIEVEL

O Museu da Aviação do Tennessee – que alberga uma das melhores coleções de aparelhos dos EUA – encomenda à Creative Arts uma réplica do Skycycle X-2, o foguete usado por Evel Knievel na sua proeza mais ousada. Knievel usou o Skycycle para tentar um salto de 550 metros sobre o desfiladeiro de Snake River, no Idaho. A empresa irá dar vida a esta máquina voadora, concentrando-se na fuselagem aerodinâmica, na cabina minimalista, no nariz e na cauda, inspirados nos aviões caça, e na pintura, característica condizente com a extravagante personalidade de Evel. A equipa irá ainda reconstruir a Secretária Resolute de John Kennedy para o reformado presidente da Câmara de Tampa.

Faz-se cada dia. Ontem, hoje e amanhã, o HISTÓRIA é diferente, porque todos os dias existem temas para contar e ouvir. História de pessoas e objetos cheias de entusiasmo e irreverencia é assim o HISTÓRIA, um canal onde se desvendam segredos milenares e presentes. Um canal repleto de pormenores e de ousadia.

O HISTÓRIA chega a mais de 300 milhões de espectadores, distribuídos por 150 países. A marca de qualidade do HISTÓRIA torna-o uma referência incontornável com séries exclusivas como "A Humanidade", "O preço da História", "Alienígenas", "O Universo", entre outros.

Produzido por The History Channel Iberia, especificamente para o mercado português, o HISTÓRIA resulta de uma joint-venture entre a AMC International-Iberia e a A+E Networks formada em 1998.