HISTÓRIA estreia série de produção própria DOZE, a história desde as estrelas

• Série de seis episódios apresenta a fascinante influência que os astros têm tido no desenrolar da História e da Humanidade, assim como os inúmeros acontecimentos históricos que se repetem com base em determinados ciclos celestes.
  • Com a participação de peritos e científicos de diferentes disciplinas, esta série é o resultado de um amplo trabalho jornalístico e de investigação que desafia os conhecimentos convencionais.

O canal HISTÓRIA estreia série de produção própriaDOZE, a história desde as estrelas -, a partir de segunda-feira, 4 de dezembro, pelas 22h45.
DOZE, a história desde as estrelas”, é a nova produção própria do HISTÓRIA, com estreia marcada a 4 de dezembro, pelas 22h45. A série, composta por seis episódios, é emitida em episódios duplos, e apresenta a fascinante influência que os astros têm tido no desenrolar da História e da Humanidade, assim como os inúmeros acontecimentos históricos que se repetem com base em determinados ciclos celestes: o clima, a agricultura, a caça ou a pesca dependem dos movimentos dos astros, e o Sol e a Lua determinam as marés, os calendários ou as estações e as festividades sagradas do mundo inteiro.

Seremos testemunhas da relação direta entre o céu e a História através das grandes personagens, a política, a economia, a ciência ou a arquitetura, desde a pré-história até à atualidade.

Com a participação de peritos e científicos precedentes de diferentes disciplinas, “DOZE, a história desde as estrelas” é o resultado de um amplo trabalho jornalístico e de investigação que desafia os conhecimentos convencionais, desde uma visão da História que, sem dúvida, surpreenderá o telespetador e o levará a formular uma multitude de perguntas.

SINOPSES:

NATAL E CULTOS SOLARES
O Sol, a estrela mais importante da Via Láctea inspirou inúmeras civilizações durante milhões de anos. No Egito, os faraós eram mumificados quando morriam para reencarnarem entre as estrelas. Se o Sol nascia e morria todos os dias, porque não haveriam os faraós de poder fazer o mesmo? Este poder que o Sol ostenta no céu também podia estender-se à terra, ao ponto de marcar o nascimento de Jesus e de outros deuses.
Será que as nossas festas são um reflexo vivo deste antigo culto ao Sol? Há conhecimento que Jesus nasceu a 25 de dezembro? O que festejamos realmente nesta data?
SEGUNDA-FEIRA 4, 22h45

O CAMINHO DAS ESTRELAS
O Caminho de Santiago... da Via Láctea ou das estrelas. Segundo algumas crenças, o Apóstolo Santiago nunca esteve em Espanha, mas as estrelas sempre marcaram o caminho. Há milhares de anos que os peregrinos o percorrem com diferentes propósitos e motivações religiosas, culturais ou desportivas. Nesta viagem através do tempo, da lenda e da arte, exploraremos as origens desta tradição.
Qual é realmente o sentido da peregrinação a Santiago de Compostela? Será que os céus guardam algum segredo oculto que guia este fenómeno importante?
SEGUNDA-FEIRA 4, 23h30

AFONSO X, O REI ASTRÓLOGO
Toledo foi a capital cultural da Europa durante séculos. No seu seio, a Escola de Tradutores tornou-se uma ponte de conhecimento e cultura. Uma cidade onde judeus, muçulmanos e cristãos viviam em paz, aglutinando todos os conhecimentos da época. Inúmeros livros de Astrologia e magia foram traduzidos pelo Rei Afonso X… Livros que, ainda atualmente, são lidos e estudados.
Poderão os conhecimentos astrológicos contidos nesses livros decidir o futuro de um reino?
Existirá alguma ligação entre o próprio Hércules e o subsolo da cidade?
SEGUNDA-FEIRA 11, 22h45

AS MENINAS, UM TALISMÃ ASTRAL
Os reis espanhóis tinham bem presente a influência que os astros exerciam. Por isso, será que tentaram pedir favores às estrelas para mudar o seu destino? Nos tempos de Felipe IV, em que o reinado parecia ameaçado, o monarca decidiu encomendar uma obra cheia de simbolismo e mistério a Diego Velásquez. O famoso pintor, que partilhou a época e os conhecimentos com Leonardo Da Vinci, conseguiu esconder mensagens ocultas no seu quadro mais conhecido.
Será que o pintor conseguiu criar um amuleto astral com o objetivo de mudar a sorte do rei Felipe IV? O que se esconderá por detrás do famoso quadro de “As Meninas”?
SEGUNDA-FEIRA 11, 23h30

FILHAS DA LUA
Porque existem Virgens brancas e Virgens negras? A resposta poderia encontrar-se na observação das estrelas. O ser humano sempre precisou de imagens para representar os seus deuses, de modo a poder venerá-los. No entanto, representar um astro tão mutável como a Lua poderia constituir um desafio: branca na Lua Cheia e negra na Lua Nova.
Serão as Virgens negras a manifestação de um ancestral culto à Lua?
Que relação existe entre as Virgens negras e os Templários?
SEGUNDA-FEIRA 18, 22h45

O SEGREDO DO MOSTEIRO DO ESCORIAL
Desde o início dos tempos, os arquitetos tiveram muito em conta o mapa celeste para projetar as suas obras. Não foi em vão que todas as grandes construções se baseiam de uma maneira ou de outra numa base estelar. As pirâmides do Egito, o Capitólio de Washington ou o Mosteiro do Escorial são alguns desses exemplos. Por detrás dos seus muros de granito, escondem-se segredos ocultos que muitos já tentaram decifrar.
Que relação guarda a sua orientação com as estrelas? Que se enigmas escondem no Mosteiro do Escorial? E, o mais importante, qual foi a sua verdadeira função?
SEGUNDA-FEIRA 18, 23h30

História é o único canal de documentários com produção própria em Portugal, que procura despertar a curiosidade do espectador, levando-o à profundidade das histórias que definem o esforço humano.
Um novo ponto de vista que inclui provas e teorias que podem mudar o nosso pensamento, proporcionando conhecimento e sentido, aos feitos que têm transformado o mundo. Produções internacionais de grande sucesso como “World Wars”, “A Maldição de Oak Island”, “Bárbaros” e as melhores produções próprias de séries como “Templários”, “As Faces de Fátima” ou “Portugal Desconhecido”, fazem parte da oferta de conteúdos que o História emite no nosso país.

Produzido por The History Channel Iberia, uma joint-venture entre a AMC International-Iberia e a A+E Networks, o HISTÓRIA é uma marca de prestígio internacional que está disponível em mais de 160 países e que chega a mais de 330 milhões de espectadores em todo o mundo. O canal é distribuído em Portugal na Meo, NOS, NOWO e Vodafone.

Para mais informações:
ATREVIA – Tel.: 21 324 02 27