Vinhos Caves Messias classificados pela revista Wine Enthusiast

“Best Buy – 90 pontos ”para o Messias 2012 Quinta do Penedo Red (Dão)
“Editor’s Choice – 96 pontos” para o Messias 1963 Colheita Tawny (Porto)

Comentário do Editor Roger Voss sobre o Quinta do Penedo Red (Dão):

Este é um vinho impressionantemente rico e encorpado para o seu baixo teor de álcool. O carácter provém da Touriga Nacional madura e aromática, com notas de amora e ameixa. O vinho é concentrado e pronto para beber.

Classificação “Best Buy – 90 pontos ”

QUINTA DO PENEDO
Produtor: Soc. Agric. Com. Vinhos Messias, SA
Região: Dão
País: Portugal
Ano: 2012
Solo: Granítico
Graduação Alcoólica: 12,0 % vol.
Acidez Total: 5,6 g/l em ácido tartárico
Açúcar Residual: 0,7 g/l
Enólogo: João Soares
Castas: Touriga Nacional; Alfrocheiro
Temperatura a servir: 16-18ºC

Processo de Vinificação: Vinificação clássica em lagares de granito. Pisa a pé. Estágio de 12 meses em madeira nova e usada.

Notas de Prova: Cor rubi de intensidade média. Aroma mineral, com apontamentos de esteva e drops. Fruto preto macerado.
Boca fresca com final revigorante.

Comentário do Editor Roger Voss sobre Messias 1963 Colheita Tawny (Porto):

Este fabuloso vinho vem de um ano do lendário Porto Vintage. Envelhecido em madeira e apenas engarrafado em 2015, é muito concentrado e intenso. A cor dourada e as notas amadeiradas são dominantes num belo vinho que, embora velho, em boca mantém presente toda a complexidade de sensações. Ele pertence a uma série de Portos raros e preciosos que de tempos a tempos surgem nas adegas e produtores de Vinho do Porto. Para beber já.
Classificação “Editor’s Choice – 96 pontos”

PORTO MESSIAS
COLHEITA 63
Produtor: Soc. Agric. Com. Vinhos Messias, SA
Região: Demarcada do Douro
País: Portugal | Ano 1963
Solo: Xisto de encosta acentuada
Graduação Alcoólica: 20,0 % vol.
Acidez Total: 6,7 g/l em ácido tartárico
Açúcar Residual: 163,0 g/l
Enólogo: Ana Urbano
Castas: Touriga Nacional; Touriga Franca; Tinta Barroca; Tinta Roriz; Tinta Cão
Temperatura a servir: 10-12ºC

Processo de Vinificação: Vinho fermentado com desengace parcial a uma temperatura controlada (24-28ºC) quando o mosto atinge o valor de doçura pretendido, a fermentação é interrompida pela adição de aguardente (77%), estagiando posteriormente em madeira de carvalho durante um período mínimo de 7 anos, nos armazéns em Vila Nova de Gaia até ser engarrafado.

Notas de Prova: Vinho de cor âmbar com laivos esverdeados, um Porto intenso, requintado e muito complexo, conjugando apontamentos de frutos secos (amêndoas, avelãs), com sugestões balsâmicas e de especiarias. Vigoroso mas bastante elegante, com assinalável frescura a definir um fim de boca interminável.

Caves Messias - 90 anos de História de vinhos em Portugal

Fundado em 1926 na região da Bairrada, mais concretamente na Mealhada, Messias é um dos poucos grupos, que dispõe duma gama completa de produtos vínicos das melhores regiões portuguesas e das suas próprias quintas onde mantém a produção como seja a Quinta do Valdoeiro (Bairrada), Quinta do Cachão (Douro) e Quinta do Penedo (Dão). A empresa é também reconhecida pela alta qualidade dos seus Espumantes, fielmente produzidos pelo método tradicional, e Aguardentes.
Os mais exigentes mercados estrangeiros reconhecem a qualidade dos produtos Messias, já que 65% da sua produção é exportada para os cinco continentes.

Tags: