CBRE PREVÊ VOLUME DE INVESTIMENTO SUPERIOR A TRÊS MIL MILHÕES DE EUROS NO SETOR IMOBILIÁRIO EM 2022

• Mercado pode atingir, neste ano, um valor próximo do recorde de 3.750 milhões de euros.

• No segmento de escritórios, os longos processos de licenciamento podem levar a um aumento das rendas prime entre 5 e 10% devido à escassez de produto no mercado.

• Retail parks e retalho alimentar ganharam protagonismo com a pandemia e vão surgir novos projetos em 2022.

• No setor logístico, a disponibilidade de espaços para ocupação imediata vai continuar muito reduzida e pressionar subida das rendas na ordem dos 5%.

• Turismo vai continuar a recuperar, refletindo-se numa melhoria do desempenho dos hotéis, mas 2022 deverá ficar ainda aquém de 2019.

• Setores alternativos como o das residências de estudantes, residências seniores, data centres ou hospitais estão na mira dos investidores.

• Mantém-se o ritmo de crescimento dos preços de venda de habitação e o número de casas vendidas deverá aumentar 10%, aproximando-se dos níveis do início do século.

A CBRE antecipa um volume de investimento superior a três mil milhões de euros no setor imobiliário em 2022, tendo em consideração as operações em curso e as que se preveem que sejam levadas a mercado. O setor pode mesmo atingir um valor próximo do recorde de 3.750 milhões de euros, verificado em 2019, face ao interesse generalizado em todas as classes de ativos.

No evento ‘2022 Portugal Market Outlook’, realizado nesta quinta-feira pela consultora, foram apresentadas as principais tendências do setor imobiliário para este ano nas áreas de investimento, escritórios, retalho, logística, hotelaria, ativos alternativos e habitação.

“Iniciamos o ano de 2022 com otimismo e confiança. A segunda metade do ano anterior refletiu uma franca recuperação em todos os segmentos do imobiliário e inclusive máximos históricos em alguns indicadores, pelo que 2022 pode significar a aproximação, ou mesmo o regresso, aos níveis pré-pandemia na generalidade das classes de ativos. O contexto de elevada liquidez para investir no mercado imobiliário aliado a uma procura sólida e ao aumento das rendas e dos preços de venda, assim como a um pipeline interessante de novos projetos, permite-nos encarar o ano com uma perspetiva otimista e de crescimento”, afirma Francisco Horta e Costa, Diretor-Geral da CBRE Portugal.

O estudo completo sobre as tendências do mercado imobiliário para 2022 está disponível aqui.

(Comunicado de imprensa integral em Anexo)