• CBRE Portugal/

Em 2024, o investimento imobiliário vai crescer substancialmente, esperando-se um total superior a 2.100M€

Balanço imobiliário do terceiro trimestre de 2024 e perspetivas de fecho de ano

• Investimento imobiliário comercial em Portugal atinge 1.01M€ até setembro de 2024, com destaque para os setores de retalho, hotelaria e living.
  • Só nos primeiros 10 dias de outubro já foi captado um valor de investimento imobiliário superior ao total do terceiro trimestre.
  • Preço médio da habitação em Portugal aumentou 106% na última década, totalizando 37 mil transações no primeiro semestre de 2024.

Lisboa – 15 de outubro de 2024 – O setor imobiliário comercial (não residencial) em Portugal continua a dar sinais de recuperação, com o terceiro trimestre de 2024 a revelar um dinamismo crescente, especialmente nos segmentos de retalho e hotelaria. Durante este período foi captado um investimento de 342M€, num total acumulado, até 30 de setembro, de 1.014 M€, resultados que estão em linha com o mesmo período do ano passado.

O cenário até ao final do ano, é particularmente positivo destacando-se que o último trimestre do ano começou de forma promissora, com um volume de negócios transacionado superior ao trimestre anterior apenas nos primeiros 10 dias de outubro. A causa destes valores é o fecho de duas grandes transações de retalho, cada qual na ordem de grandeza das centenas de milhões de euros. Assim, a expectativa é que, em 2024, o desempenho do setor imobiliário comercial termine entre os 2.100M€ a 2.300M€, o que representa um crescimento expressivo face ao ano de 2023, no qual o valor foi de cerca de 1.600M€.

É de relevo também o segmento de living, que abrange outras alternativas habitacionais como, por exemplo, residências seniores e universitárias, que continua a ganhar destaque no mercado, o que só vem comprovar a necessidade crescente de soluções habitacionais diversificadas.

“Os setores de retalho e hotelaria têm-se destacado no panorama imobiliário, beneficiando diretamente do boom turístico que Portugal tem vivido. O ano passado quebrámos recordes de visitas e dormidas, impulsionando o crescimento destes segmentos. A hotelaria continua a atrair um investimento significativo, e o retalho tem acompanhado esta tendência, com expectativas de que seja o setor com maior volume transacionado até ao final deste ano. Estes setores demonstram uma forte resiliência e capacidade de adaptação, confirmando o seu papel central no dinamismo do mercado imobiliário em 2024", afirma Francisco Horta e Costa, CEO da CBRE em Portugal.