• CBRE Portugal/

Habitação para arrendamento está no radar dos investidores e deverá crescer em Portugal nos próximos anos

European Multifamily Housing Report

• Estão a ser projetados ou já em licenciamento 12 projetos de desenvolvimento privado em Lisboa e no Porto, que compreendem 3.200 unidades residenciais.

• Na Europa, 31% das famílias ocupam atualmente casas arrendadas face a 26% na última década.

• Primeira edição do European Multifamily Housing Report analisa o mercado de investimento residencial em 40 cidades europeias, incluindo Lisboa e Porto.

Lisboa, 6 de maio de 2021 – A habitação multifamiliar para arrendamento está no radar dos investidores e deverá verificar um crescimento expressivo nos próximos anos, de acordo com o European Multifamily Housing Report, divulgado pela consultora imobiliária CBRE. O relatório analisa o mercado de investimento residencial em 18 países e 40 cidades na Europa.
Em Portugal, o mercado de investimento em habitação multifamiliar para arrendamento está ainda numa fase embrionária, a par com outros países como a Bélgica, Itália ou Luxemburgo, mas começa a dar sinais de desenvolvimento. Por outro lado, a Áustria, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Holanda, Suécia e Suíça formam o conjunto de países onde este mercado já se tornou maduro.
Atualmente, são nove os projetos de habitação para arrendamento em construção na cidade de Lisboa, compreendendo um total de 2.450 unidades. No Porto, o crescimento deste setor será mais rápido do que na capital devido ao preço menos elevado dos terrenos, embora existam apenas três projetos em pipeline, totalizando 760 unidades.
“A habitação própria tem um peso significativo no nosso país, apesar do número de casas arrendadas evidenciar um crescimento interessante nos últimos anos, aumentando de 20% do stock em 2011 para 26% em 2019. Contudo, a maioria do parque residencial arrendado é detido por investidores particulares, sendo escasso o número de projetos desenvolvidos propositadamente para arrendamento e com uma gestão profissional. É, por isso, natural que o volume de investimento institucional nesta classe de ativos seja ainda incipiente”, refere Cristina Arouca, Diretora de Research da CBRE.
Nuno Nunes, Head of Capital Markets da CBRE explica que: “o elevado preço dos terrenos e a lentidão dos processos de licenciamento têm atrasado o desenvolvimento do mercado residencial. No entanto, temos atualmente conhecimento de três projetos com escala que irão avançar, os quais totalizam 400 apartamentos e o pipeline potencial, em fases diversas de análise ou licenciamento, supera de forma confortável as três mil unidades. Uma vez iniciados estes projetos, acreditamos que surjam investidores institucionais interessados e sejam realizadas algumas operações de forward-purchase ou forward funding.”
A habitação multifamiliar para arrendamento é atualmente uma classe de investimento muito atrativa. Permaneceu resiliente devido à pandemia, num contexto europeu e mesmo global, e representa uma percentagem cada vez maior no investimento total em imóveis de rendimento.
Um conjunto de tendências sociais e demográficas, a par com uma maior dificuldade em adquirir casa própria devido a um aumento dos preços levou a um crescimento generalizado do mercado de arrendamento. Na Europa, 31% das famílias ocupam atualmente casas arrendadas face a 26% na última década.
O European Multifamily Housing Report está disponível através do link: https://we.tl/t-GrQU805TWJ.

Sobre o Grupo CBRE
O Grupo CBRE Group, Inc. (NYSE: CBRE), empresa classificada na Fortune 500 e S&P 500, com sede em Dallas, nos Estados Unidos, é líder mundial na prestação de serviços comerciais e investimento para o setor imobiliário (com base na receita de 2020). A empresa conta com mais de 100 mil colaboradores e apoia clientes em mais de 100 países. A CBRE serve uma ampla gama de clientes através de um conjunto integrado de serviços, incluindo gestão de instalações, transações e gestão de projetos; gestão, venda e leasing de propriedades; gestão de investimentos; avaliação e valorização de ativos imobiliários; consultoria estratégica; serviços hipotecários e serviços de desenvolvimento. Para mais informações, consulte o site em https://www.cbre.pt/.