URBAN PHOTOGRAPHER OF THE YEAR 2014

Lisboa, 15 de outubro de 2014 – O fotógrafo alemão Marius Vieth foi nomeado vencedor da competição Urban Photographer of the Year 2014, promovido pela CBRE. A imagem ‘Máscaras da Sociedade’ de Vieth, foi selecionada de entre 11.500 inscrições de 79 países.

O prémio da Europa, Médio Oriente e África foi entregue ao português Carlos da Costa Branco com a fotografia ‘Dançando na rua’, que retrata um polícia sinaleiro na Rua da Escola Politécnica, em Lisboa.

Fotógrafos de todo o mundo procuraram captar a essência e a realidade da vida laboral de uma cidade, com toda a sua beleza da rotina do dia-a-dia, sob o tema da competição ‘Cidades a trabalhar ’ Os fotógrafos inscritos capturaram cenas urbanas tão diversas como as estradas movimentadas de Mumbai até aos calmos vendedores de rua encerrando as suas lojas à noite.

Carlos da Costa Branco, vencedor da categoria da Europa, Médio Oriente e África, comenta "Estou verdadeiramente feliz com o prémio recebido no Urban Photographer of the Year 2014. Não resisti à beleza de movimentos deste Polícia Sinaleiro controlando o trânsito em Lisboa. Apesar de fazer fotografia há já alguns anos, este prémio é um grande incentivo para continuar, principalmente nesta competição, que é uma das mais interessantes que conheci até hoje. Dou os meus parabéns à CBRE por organizar este concurso.”

Martin Samworth, Diretor Executivo da CBRE EMEA, afirma: “O mundo da CBRE gira em torno da arquitetura e do imobiliário comercial e a interação das pessoas com o ambiente construído tem grande interesse e importância. A beleza do Urban Photographer of the Year está no facto de criar grande riqueza de imagens, ao mostrar a vida urbana através de perspetivas que muitos de nós nunca tinham considerado. A imagem de Vieth, vencedora do concurso, captura um momento perfeito onde alguém está completamente imerso num momento específico do seu trabalho. É um momento de precisão num ambiente urbano agitado.”

“As cidades são o cerne do negócio da CBRE,” disse Paul Suchman, Diretor do Departamento de Marketing da CBRE Global. “Estamos satisfeitos por reconhecer e celebrar o trabalho de tantos fotógrafos – amadores e profissionais – na captura da essência de cidades de todo o mundo. Congratulamos todos os vencedores e agradecemos aos nossos participantes de todo o mundo, que nos enviaram imagens com uma qualidade notável.”

O prémio de Vieth é um luxuoso safari fotográfico que poderá selecionar a partir de um vasto leque de destinos em todo o mundo.

Este ano, a competição também oferece, pela primeira vez, um prémio regional e juvenil:

• O prémio da Europa, do Médio Oriente e de África foi entregue a Carlos da Costa Branco com ‘Dançando na rua’ que retrata um polícia sinaleiro em Lisboa.
  • O prémio da Ásia-Pacífico foi para Ly Hoang Long com ‘Reparação de Redes’ uma imagem impressionante de mulheres a reparar redes de pesca no Vietname.
  • Johanna Siegmann foi a vencedora do prémio da América com a sua imagem ‘Zona de Amortecimento’.
  • Os prémios juvenis, em parceria com a ONG  Plan Internacional, foram entregues a Sarah Scarborough (na categoria dos 13-15 anos) com ‘Uma silhueta distante’ e a Szabolcs Simo (na categoria dos 16-25 anos) da Hungria com ‘Comboio de Natal’.

Curiosidade:
Este concurso foi iniciado em Portugal com o concurso “Lisboa a Preto e Branco”, que teve 3 edições entre 2006 e 2008. O seu sucesso foi tão grande que o concurso ampliado para nível europeu, numa primeira fase, e para nível mundial, mais recentemente.

Para mais notícias da CBRE siga-nos  @CBRE_EMEA

Para obter informações acerca de competições, informações sobre os prémios ou imagens siga-nos no Twitter: @UPOTY ou visite www.cbreupoty.com

O Grupo CBRE, Inc., é uma empresa classificada na Fortune 500 e S&P 500, com sede em Los Angeles, líder mundial na prestação de serviços para o setor imobiliário (dados relativos a 2013). Com aproximadamente 44 mil colaboradores a nível mundial (excluindo empresas afiliadas), a CBRE desenvolve a sua atividade para promotores, investidores e ocupantes através de aproximadamente 350 escritórios em todo o mundo (excluindo empresas afiliadas). Entre os seus serviços contam-se a consultoria e mediação em operações de venda e arrendamento de imóveis, gestão de ativos imobiliários, gestão de projetos, serviços de avaliação, promoção, investimento imobiliário, research e consultoria. Em Portugal a empresa está presente desde 1988, prestando uma vasta gama de serviços em todo o território nacional. Para mais informações visite www.cbre.pt.