CCB | Sinfonia n.º 9 de Mahler > OCP + JOP com direção de Pedro Carneiro | 2 Abril às 17h00 no Grande Auditório

Sinfonia n.º 9 de Mahler

Orquestra de Câmara Portuguesa e Jovem Orquestra Portuguesa
Direção Pedro Carneiro

CCB . 2 abril . domingo . 17h00 . Grande Auditório

Gustav Mahler (1860-1911) Sinfonia n.º 9
Andante comodo
Im Tempo eines gemächlichen Ländlers. Etwas täppisch und sehr derb
Rondo-Burleske: Allegro assai. Sehr trotzig
Adagio. Sehr langsam und noch zurückhaltend

Para celebrar o 30.º aniversário do Centro Cultural de Belém e a vida de António Mega Ferreira (1949-2022), a Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP) junta-se à sua «irmã», a Jovem Orquestra Portuguesa (JOP), para apresentar uma oportunidade rara de ouvir uma das mais extraordinárias sinfonias da história da música, a Nona Sinfonia de Gustav Mahler (1860-1911).
Chefe de orquestra e compositor genial, Mahler concentrou o seu ímpeto na criação de obras vastas para grandes formações orquestrais, composições catárticas, cujo âmbito emocional e expressivo arrebatou os seus contemporâneos.

Mahler não chegou a ouvir a sua Nona Sinfonia – é a última obra completa que nos deixou, um testamento sinfónico sobre a vida, a morte, o amor, as trevas e a esperança. «Já não é Música, mas sim a Terra», descreveu Berthold Goldschmidt este epílogo do tonalismo, que nos transporta entre o êxtase e a transparência, numa linguagem sublime e requintada.

A OCP estreou-se no dia 13 setembro de 2007, no palco do Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, a convite de António Mega Ferreira, que acompanhou sempre de perto o desenvolvimento do projeto com paixão e fulgor. Este concerto em forma de homenagem celebra um dos seus compositores favoritos, interpretado pela primeira vez pela OCP e pela JOP.

Contamos com a vossa colaboração na divulgação deste concerto que, sob a direção de Pedro Carneiro e o fulgor criativo da OCP se junta à energia eletrizante da JOP, para uma tarde seguramente inesquecível.