CCB Cidade Aberta

A oferta cultural do CCB chega mais longe com o Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA)

A Fundação Centro Cultural de Belém iniciou em 2019 um projeto de transformação digital. O CCB Cidade Aberta é um projeto apoiado no âmbito do Sistema de Apoio à Transformação Digital na Administração Pública (SAMA 2020), com financiamento do programa Compete 2020.

Terminado com sucesso este primeiro programa, foi possível realizar uma segunda candidatura ao longo do biénio 2022/2023, no âmbito do SAMA 2020, no montante de 673 mil euros, dos quais 384.066€ são provenientes do apoio financeiro da UE. Graças a este apoio, foi possível concretizar um novo projeto designado «CCB Cidade Aberta», em linha de continuidade com o anterior, e tendo por base os seguintes objetivos:

• A gestão eficiente do CCB por meios de novos instrumentos de gestão, tendo em vista a racionalização de custos e processos, a otimização do investimento, o conhecimento dos diversos públicos e dos respetivos hábitos de consumo e a melhoria contínua do serviço público no País.

• A diversificação do modelo de oferta de atividades e serviços, medindo e avaliando as respetivas estratégias, a operacionalização de novas práticas e a respetiva qualidade, bem como a perceção dessa mesma oferta por parte dos diferentes segmentos de públicos da Cultura.

• O reforço de parcerias estratégicas entre entidades e plataformas da área da Cultura, de referência nacional e internacional, que detenham forte implantação territorial e potencial de captação de novos públicos e desenvolvimento de hábitos de consumo cultural.

• Assegurar a transição digital como instrumento de melhoria da eficiência dos serviços, tendo também em vista o acesso cada vez mais abrangente da oferta cultural aos cidadãos.

Graças ao apoio do SAMA foi possível adquirir equipamentos e programas que otimizaram muitos dos procedimentos internos do CCB. Ganhámos novos instrumentos de gestão, otimizámos procedimentos e ampliámos o alcance da programação cultural do CCB, graças a novas soluções digitais.

O Estudo de Públicos conduzido pela Return On Ideas – um dos serviços apoiados pelo SAMA – permitiu realizar uma reflexão estratégica quanto ao posicionamento e atividade do CCB à data de hoje. Conhecemos melhor o perfil, as expetativas e os padrões de consumo de quem nos visita. As conclusões e recomendações desta análise estratégica definirão algumas das linhas de ação do CCB nos próximos anos.

O apoio do SAMA permitiu também otimizar a atividade operacional da Fundação por meio de uma contabilidade de gestão mais ágil e robusta. Adquirimos ferramentas de controlo de KPIs e disponibilizámos aos nossos colaboradores ferramentas digitais que reforçam a produtividade e diminuem os constrangimentos do trabalho remoto.

Aumentámos igualmente a proteção do CCB face a novas ameaças informáticas, fortalecendo a gestão e a segurança da informação e reforçando também a confiança dos nossos visitantes e clientes. Paralelamente, a aquisição de uma plataforma de e-learning permitiu que os colaboradores da FCCB tenham hoje acesso a materiais de aprendizagem virtuais adaptados às suas necessidades individuais.

Com o reforço do equipamento de captação de imagem e a melhoria das condições das régies, o CCB adquiriu competências para registar e transmitir espetáculos e conferências, preservando a memória destes momentos únicos. Este apoio permitiu que se partilhasse a programação cultural com outras instituições, designadamente com a DGPC, um parceiro estratégico neste programa.

Também através da adoção do SEO e de Paid Media, financiados pelo programa SAMA, foi possível criar e desenvolver uma estratégia digital que deu maior visibilidade à marca CCB e aos seus vários programas e serviços.

Estas e outras aquisições contribuíram para o reforço do posicionamento cultural do CCB enquanto Cidade Aberta a todos os cidadãos.