CCB DE PORTAS ABERTAS > Temporada 23/24 e Pedro Carneiro > Maratona: 24h de Música | 24 junho . 10h00 às 06h00 . vários espaços do CCB

CCB DE PORTAS ABERTAS

Nova Temporada 23/24 – Um Chão Comum Carta Branca a Pedro Carneiro #4 // Maratona: 24 horas de Música
CCB . 24 junho . 10h00 às 06h00 . vários espaços

O Centro Cultural de Belém apresenta a programação da Temporada 2023-2024 no dia 24 de junho com um dia De Portas Abertas, repleto de muita música, atividades e experiências que proporcionarão ao público conhecer por dentro e por fora os recantos do CCB e a intensa programação que se avizinha.

Neste dia, chega ao fim a Carta Branca a Pedro Carneiro, com uma Maratona de 24 horas de música, entre as 10h00 e as 06h00 (de dia 25 de junho). O programa desta Maratona Musical vai ter uma tradicional alvorada gaiteira a assinalar o começo do dia de festa, uma partitura musical inspirada numa constelação, seis concertos em simultâneo para visitar e escutar ao seu ritmo, uma orquestra onde qualquer pessoa do público pode participar mediante inscrição e um concerto de 5 horas para escutar madrugada adentro. Será uma oportunidade para sentir, ver e escutar o CCB por dentro, viajando pelos seus múltiplos espaços, arquitetónicos e acústicos, assistindo ao modo como a luz e o som incidem nos seus múltiplos espaços.

Neste dia de Portas Abertas, o público terá acesso a descontos especiais para os espetáculos que formam esta nova Temporada, que volta a seguir o mote Um Chão Comum. Terá ainda a oportunidade de contactar diretamente os programadores do CCB para conhecer de perto e ao pormenor os espetáculos que vamos acolher, além de se realizarem oficinas para crianças e famílias no Museu CCB e na Fábrica das Artes, animação musical na Praça CCB e outras experiências, como aprender ao vivo as técnicas de serigrafia.

PROGRAMA:

?? O programador apresenta a Nova Temporada
Caminho Pedonal
11:00 » Cesário Costa
12:00 » Madalena Wallenstein
15:00 » Fernando Luís Sampaio
16:00 » Beatriz Serrão

?? Atividade na Fábrica das Artes
11:00 » Jardim das Oliveiras
Oficina de Dança com Inês Tarouca, a partir da exposição O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto

?? Atividades no Museu CCB
Oficina para famílias com máquinas pinhole
Espaço exterior c/ entrada no Museu para revelação das fotos (atividade gratuita com entrada paga no Museu), horário a confirmar
Visitas mediadas flash (20 min) a obras do Museu (entrada paga no Museu), horário a confirmar

?? DJ Miguel Torga
18:30 » 00:30 Praça CCB

??  Food Trucks
12:00 » 01:00 Praça CCB

?? Bilheteira CCB
10:00 » 23:30

?? Museu CCB
10:00 » 22:00

A magia da fotografia pinhole
15:00 » 19:00 para famílias
O desafio que propomos aos nossos visitantes é que descubram o CCB através da fotografia. Para isso, teremos várias câmaras pinhole que vão permitir fazer registos fotográficos sem recorrer às novas tecnologias. Depois, e já dentro do Museu CCB, essa imagem será revelada no laboratório. Com líquidos mágicos iremos obter resultados surpreendentes!

Lançamento do livro
Porque não houve grandes mulheres artistas?, de Linda Nochlin
17.00 »  Apresentação por Fernanda Fragateiro, Isabel Botelho, Alice Geirinhas e Carina Correia

Visitas breves
Estas visitas orientadas permitem uma aproximação a alguns dos artistas de diferentes períodos da história da arte representados na Coleção Berardo, estabelecendo uma narrativa unificadora que se centra em torno do objeto.
17:30 Duchamp e o readymade (Piso 2)
18:00 Objetos desconexos em Telefone Branco Afrodisíaco, de Salvador Dalí (Piso 2)
18:30 Apropriação do objeto na cultura pop (Piso 2)
19:00 Joseph Kosuth, One and Three Plants — conceito e objeto (Piso -1)
19:30 Carl Andre e a pureza do objeto (Piso -1)
20:00 O efémero — Jannis Kounellis (Piso -1)
20:30 Assemblage em Peter Blake (piso -1, exposição “Dos Pés à Cabeça”)
21:00 Materials Lab, de Fernanda Fragateiro (Piso 0)

??Garagem Sul
10:00 » 22:00
11:00 » Assembleia Sala de Aula: Antirracismo. Pelo coletivo FACA.

??Carta Branca a Pedro Carneiro | #4 – Maratona: 24 horas de música
Vários concertos em simultâneo, em vários espaços do CCB (alguns inusitados!), entre as 10.00 de dia 24 de junho e as 06.00 de dia 25

10:00:  Alvorada e Gaitas e Tambores | Tiago Morais e Ricardo Brito (Associação Gaita-de-Foles), Pedro Carneiro e Grupo de Percussão da Orquestra de Câmara Portuguesa | Caminho José Saramago
11:00: Meditação | Orquestra Participativa | Praça CCB
14:30 » 16:30: Itinerários | Violino Sofia Ruivo, Violino Beatriz Morais, Viola João Abreu, Violoncelo Henrique Constância, Percussão João Carlos Pacheco, Percussão Paulo Amendoeira, Percussão Rafael Picamilho, Percussão Tomás Moita, Percussão João Braga Simões, Flauta Rui Borges Maia, Clarinete baixo Ana Maria Santos, Toy piano Joana Gama
Concertos em simultâneo no Jardim das Oliveiras, Cubo Praça CCB, Escada Espiral Museu CCB, Sala Luís de Freitas Branco e Foyer Grande Auditório
17:00:  Madrigais de Carlo Gesuldo | Voces Caelestes | Foyer Grande Auditório
19:00: Pléïades de Iannis Xenakis | Grupo de Percussão da Orquestra de Câmara Portuguesa | Palco do Grande Auditório
21:00: A Arte da Fuga de Sebastian Bach | Quarteto de Cordas da Orquestra de Câmara Portuguesa | Sala Luís de Freitas Branco
23:00: A Vida é Sempre Preferível, ou o monólogo do sal para lhe completar a medida de Miguel Azguime | Black Box
01:00 » 06:00: For Philip Guston de Morton Feldman | Flauta Rui Borges Maia, Piano Joana Gama, Percussão Pedro Carneiro | Receção Módulo 1

?? 15:00 » 18:00: Rádio Renascença numa emissão em direto da Praça CCB
Filipa Galrão e Teresa Oliveira da Renascença vão conduzir uma emissão especial, em direto do CCB, com destaques à Temporada 2023-2024 – Um Chão Comum.

Contamos com a vossa colaboração na divulgação destas iniciativas.