Concerto Italiano > Direção Musical de Rinaldo Alessandrini > Monteverdi: IV Livro de Madrigais | 7 junho . sexta . 21h00 . Foyer do Grande Auditório

Ciclo Sexta Maior
Concerto Italiano
Direção musical Rinaldo Alessandrini
Monteverdi: IV Livro de Madrigais
Coprodução Centro Cultural de Belém, Instituto Italiano de Cultura de Lisboa

CCB . 7 de junho . sexta-feira . 21h00 . Foyer do Grande Auditório (Piso 2)

Claudio Monteverdi (1567-1643) IV Livro de Madrigais

Ficha artística
Concerto Italiano
Direção musical Rinaldo Alessandrini
Sopranos Monica Piccinini e Sonia Tedla
Meio-soprano Maria Chiara Gallo
Alto e tenor Andres Montilla
Tenor Raffaele Giordani
Baixo Gabriele Lombardi

O Concerto Italiano, criado por Rinaldo Alessandrini, nasceu em 1984. A sua história sobrepõe-se à história do renascimento da música primitiva em Itália. Monteverdi, Bach e Vivaldi foram os principais compositores sobre os quais o grupo foi capaz de renovar a linguagem da música antiga, revelando completamente um novo aspeto estético e retórico. Após 33 anos, as gravações do Concerto Italiano ainda são consideradas, por críticos e público, versões de referência, refletindo o significado definitivo que o grupo tem sido capaz de dar aos seus esforços e às suas realizações. Neste concerto, ouviremos IV Livro de Madrigais de Monteverdi, a cinco vozes, composto em 1603, com textos de Giovanni Battista Guarini, Ridolfo Arlotti, Torquato Tasso, entre outros.

Rinaldo Alessandrini, direção musical
Além do seu trabalho como diretor-fundador do ensemble Concerto Italiano, Rinaldo Alessandrini é reconhecido como maestro e recitalista de cravo, piano forte e órgão. É considerado um dos intérpretes de Monteverdi de maior autoridade no mundo e tem um profundo conhecimento e paixão pelo repertório italiano, naturalmente refletido em programas que reproduzem os elementos essenciais, mas muitas vezes evasivos, expressivos e cantáveis, tão fundamentais para a música italiana dos séculos XVII e XVIII.