Concertos Comentados: …Até Ao Mar > Pulsat Percussion Group

…Até Ao Mar
Pulsat Percussion Group

Concerto comentado por Susana Henriques

CCB . 7 de janeiro . domingo . 11h00 . Pequeno Auditório (público em geral)
4 e 5 de janeiro às 11h00 e 14h30 (escolas)

Mátyás Wettl (n. 1987) Nocturne
Third Coast Percussion Paddle to the Sea
Philip Glass (n. 1937) Águas da Amazónia (excertos)

Pulsat Percussion Group
Percussão André Dias
Percussão Marco Fernandes
Percussão Nuno Simões
Percussão Pedro Góis

Narradora Susana Henriques

Baseado na curta-metragem infantil realizada por Bill Mason e produzida pela National Film Board Canada, Paddle to the Sea é uma jornada pelo mundo aquático e um verdadeiro hino à natureza. Neste concerto, evoca-se um dos mais importantes recursos do planeta, a Água. Numa viagem pelos canais de rios e mares, o público é transportado para um mundo de sons imaginários e da natureza – uma ousadia à versatilidade da percussão.

O Pulsat Percussion Group foi fundado em 2012 com o intuito de participar no Prémio Jovens Músicos, no qual foi desde logo premiado com o 2.º lugar na categoria de Música de Câmara, nível superior, seguindo-se o 2.º prémio no III Concurso Internacional de Música de Câmara Cidade de Alcobaça (CIMCA), em 2013. Desde então o grupo estabeleceu um caminho único na paisagem musical com performances virtuosas e enérgicas que inspiram e educam. Realizou concertos por todo o país, Espanha, Luxemburgo e Turquia. A nível educativo, protagonizou masterclasses em várias escolas nacionais, a músicos de todas as idades e níveis de experiência. Encomendou e estreou obras dos compositores portugueses João C. Pacheco, Jorge Prendas, Igor C. Silva, Daniel Bernardes, Paulo Perfeito e Daniel Martinho. Participou, com a gravação da obra Spiralling, no CD Alepo e Outros Silêncios, de Luís Tinoco. No âmbito do concurso de composição Ibermúsicas, estreou e gravou a obra Desde el lugar del mistério do compositor Aurés Moussong. O Pulsat Percussion Group pretende promover a arte e a música, enquanto existência humana, abraçando a criatividade e a curiosidade em toda a amplitude musical da percussão.

Contamos com a vossa colaboração na divulgação deste concerto comentado, ao domingo de manhã, às 11 horas, que apresenta uma programação pensada para as famílias.

Em anexo segue o programa de sala do concerto