Cordão

Como é que os bebés vão parar à barriga? O que é este fio que está preso no bebé? Como se chama? Serve para o bebé se segurar? E eu, como é que eu nasci?

CCB . 22 a 25 março . quinta a sábado . Black Box
Escolas: de 22 a 24 às 10h00 e às 11h30 e Famílias: dia 25 às 11h00 e às 15h00

Direção Neusa Fangueiro
Textos Neusa Fangueiro e Regina Guimarães
Encenação Isabel Barros
Interpretação Neusa Fangueiro e Rui Leitão
Cenografia Sandra Neves
Figurinos Filipa Carolina
Música e sonoplastia Rui Leitão
Desenho de luz Paulo Neto
Assistente de encenação Tanya Ruivo
Produção executiva Ana de Sousa Vieira
Técnico César Cardoso

Estas e outras perguntas fazem parte da curiosidade da criança.

Uma semente que cresce e se transforma.
Um coração que bate.
Dois braços que abraçam o mundo.
Dois olhos que se abrem e uma canção que se escuta.
É o cordão da vida, o cordão que conta a tua e a nossa história e que acumula histórias de outras vidas. Este cordão não tem fim.

A Fértil surge do encontro entre o teatro e a antropologia, duas formas de olhar para o ser humano como produtor de cultura e de questionar a sua condição de vida. Em 2010 é fundada a associação com o propósito de dar voz às criações e investigações que partam desse princípio. As criações da Fértil assentam essencialmente no teatro e na sua relação com as outras formas artísticas.

O teatro é por excelência o laboratório onde se permite a experimentação do nosso trabalho. Privilegiando as criações originais, permite-nos, como criadores, uma melhor abordagem às mais diferentes temáticas e a adequação destas ao nosso propósito, assim como a afirmação dos artistas envolvidos. É aqui que nos expressamos e onde partilhamos o nosso pensamento com o outro.

O objecto de trabalho da Fértil – arte, educação e cultura – é a base de desenvolvimento de todos os seres humanos, independentemente da sua etnia ou cultura. Estes três pontos são horizontais e pertencem a todos nós num formato não hierárquico. Acreditando nas capacidades de todos, a Fértil pretende desenvolver os seus trabalhos numa forma simbiótica de dádiva, partilhando os seus conhecimentos e aprendendo com os conhecimentos dos outros.

Contamos com a vossa colaboração na divulgação deste teatro, o Cordão, um espetáculo pensado para os mais novos.