Dia Mundial da Criança na Fábrica das Artes > Quanto Vale a Liberdade // Missão: Libertar Os Sentidos // Cantar Juntos pelo Mundo

Instalação-Jogo para maiores de 3 anos
Quanto vale a Liberdade?
De Guilherme Gomes e Tânia Guerreiro
Até 29 de set | quarta a domingo | 10h-13h e 14h30-17h30 | Espaço Fábrica das Artes

Direção artística Guilherme Gomes e Tânia Guerreiro
Cenografia Luís Santos
Música e espaço sonoro Leonardo Outeiro

Esta instalação é uma máquina/jogo de revoluções. Nela poderemos reconhecer metáforas para as estruturas que formam a nossa Sociedade: como estamos ligados uns aos outros e nos influenciamos e o sobre papel único que cada um de nós tem.
Inspirado pelo mecanismo do relógio, e pela diversidade de propostas de toda a equipa artística, o cenógrafo cria este invento; um engenho-engenhoca que é uma maquineta, que é uma nave, que é um veículo para descobrir e para expressar a Liberdade. No decorrer do processo criativo, contamos com alunos do curso de relojoaria do Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, como parceiros de trabalho.

A música original é parte integrante desta máquina de revoluções, que pode ser visitada e experimentada a sós, em grupo, ou ainda revelada através dos solos que os atores e as atrizes nos propõem ao longo dos meses.

E a Liberdade? Será que podemos medi-la, pesá-la, cheirá-la, escutá-la? Quem sabe, até tocá-la?

A entrada para a instalação é feita mediante inscrição para o número (+351) 213 612 899 ou para o e-mail fabricadasartes@ccb.pt

oficina/performance
Missão: Libertar Os Sentidos
David dos Santos

1 de junho, sábado, 15h00 | 2 de junho, domingo, 11h00| Espaço Fábrica das Artes

Neste solo de David dos Santos, para responder à pergunta «Quanto Vale a liberdade?», o público é convocado para uma missão: ajudar o ator a recuperar os seus sentidos.

O público é parte fundamental desta oficina/performance, que pode ser uma discoteca, uma praia, um pequeno-almoço (a refeição mais importante do dia), uma experiência sensorial sobre a liberdade e também a falta dela. Vamos mergulhar nos cheiros, flutuar nos sabores e abraçar o som deste apelo — aceitar esta missão: ajudar alguém a ser livre.

Este espetáculo integra as atividades relacionadas com a instalação/jogo Quanto Vale a Liberdade? e faz parte do ciclo A Mesma Inquietação.

música
Cantar Juntos pelo Mundo
Associação A PAR
1 de junho | sábado | 16h30 | Jardim das Oliveiras | entrada livre

Vamos viajar sem sair do lugar? No dia em que celebramos a nossa criança, trazemos um concerto de canções do mundo que viajaram desde os cinco continentes até nós, oferecidas por pessoas migrantes que residem em Lisboa. Canções da infância e da vida para dançar, rir, pensar, rodar e até sonhar!

Este é o concerto de lançamento de Cantar Juntos pelo Mundo, o 3.º volume do projeto musical Cantar Juntos, da Associação A PAR. Esta edição conta com a direção artística de Telma Pereira, direção musical de Carlos Garcia, ilustrações de Madalena Matoso (Planeta Tangerina) e muitas colaborações bonitas e surpreendentes.