Inauguração da exposição “O Mar É a Nossa Terra” no Forum d'Urbanisme et d'Architecture, inscrito na edição 2021 de OVNI, Objectif Vidéo Nice

Curadores André Tavares e Miguel Figueira

Exposição coproduzida por Garagem Sul / Centro Cultural de Belém (Lisboa) e Lab2PT, Laboratório de Paisagens, Património e Território – Universidade do Minho (Braga/Guimarães)

De 19 de novembro 2021 a 17 fevereiro 2022 em Nice, França

“O Mar É a Nossa terra" é uma mostra de dezassete filmes através da qual o Fórum de Urbanismo e Arquitetura da cidade de Nice procura explorar a capacidade do vídeo e do cinema para questionar as encruzilhadas da arquitetura.

Trata-se de questionar o modo como esse saber pode contribuir para uma nova cultura de transformação do mundo, propondo inverter as habituais formas de olhar os nossos territórios.

A localização de Nice, nas margens do Mediterrâneo, convida a explorar as diferentes especificidades da linha de costa, onde, ao longo de uma linha simples, vastas extensões de terra e água se defrontam com ecossistemas em plena convulsão.

O postulado desta exposição, concebida em Lisboa e banhada pelos ventos do Atlântico, é que, em tempo de questionamento dos modos e estratégias de interação entre o homem e as dinâmicas da natureza, a inversão do olhar entre mar e terra é fundamental. O que aconteceria se, em vez de olharmos o horizonte sempre na mesma direção, tentássemos pensar na terra a partir do mar? O que aprenderíamos em termos de recursos para a criação, se nos comprometêssemos numa complexidade reconsiderada das relações entre as forças da natureza e as atividades humanas ao longo da linha de costa?

A exposição exprime o seu propósito nos ecrãs através de imagens tão móveis e fluidas como o próprio mar, onde graças aos drones, a poesia geográfica dialoga com o documentário desportivo no coração das ondas e o cinema realista dos anos 60. Esta mostra propõe um novo referencial universal para pensar o mundo.

Esta exposição foi coproduzida pelo CCB – Garagem Sul e pelo Lab2PT, Laboratório de Paisagens, Património e Território – Universidade do Minho (Braga/Guimarães) e esteve patente no CCB entre março 2020 e janeiro de 2021.