Sinfonia n.º 6 Pastoral de Beethoven e estreia de obra do compositor Tiago Derriça com Marta Menezes ao piano e a Orquestra Metropolitana de Lisboa

Coprodução Centro Cultural de Belém, Metropolitana

CCB . 5 março . domingo . 17h00 .  Grande Auditório

Tiago Derriça (n. 1986) Concerto para Piano e Orquestra (estreia absoluta)*
Ludwig van Beethoven (1770-1827) Sinfonia n.º 6 Pastoral
* Encomenda do CCB

Piano Marta Menezes
Direção musical Pedro Neves
Orquestra Metropolitana de Lisboa

Nas sinfonias de Beethoven, tanto conseguimos identificar ambientes idílicos e bem-humorados como impulsos trágicos ou épicos. Porém, tudo depende da imaginação do ouvinte. Enquanto retrato, a música nunca teve a aspiração de competir com uma pintura a óleo, e menos ainda com uma fotografia. Afinal, como é que uma orquestra conseguiria reproduzir a imagem de uma tarde solarenga à beira de um riacho? Em vez disso, a Sinfonia n.º 6 propõe-se expressar, através do som, os sentimentos que os cenários campestres em nós despertam. Será este o enquadramento da estreia absoluta do primeiro Concerto para Piano composto por Tiago Derriça, uma encomenda do CCB. Desperta assim também a vontade de descobrir os ímpetos concertantes deste compositor.

Vencedora do 1.º Prémio no Concurso Beethoven no Royal College of Music, em Londres, e no Concurso Internacional de Piano de Nice Côte D'Azur, Marta Menezes conta ainda com outros prémios em concursos internacionais em Portugal, Espanha e França. Atuou em diversos países na Europa, nos Estados Unidos, em Cabo Verde e na China. Em 2015, editou o seu primeiro CD com obras de Beethoven e Lopes-Graça, com o apoio da Fundação GDA, que recebeu o prémio Global Music Award nos EUA: Silver Medal – Outstanding Achievement nas categorias de Piano Clássico e Artista Emergente.

A Orquestra Metropolitana de Lisboa é pedra angular de um projeto que se estende além do formato habitual de uma orquestra clássica, tendo como propósito fazer confluir as missões artística, pedagógica e cívica. É constituída por 35 músicos de 10 nacionalidades diferentes. Interpreta um leque de repertório que se estende do barroco à contemporaneidade, passando pela ópera e pelas grandes sinfonias românticas.