• CCDR NORTE/

CCDR NORTE abre submissão de manifestações de interesse para a seleção de prioridades de investimento regionais em infraestruturas tecnológicas

A CCDR NORTE abre a 1 de agosto, um anúncio que visa a submissão de manifestações de interesse para a validação dos binómios áreas-temáticas e territórios-alvo prioritários para investimento em infraestruturas tecnológicas. O anúncio corresponde a uma das fases deste Processo de Descoberta Empreendedora aprovado pelo Conselho Regional de Inovação do Norte (CRIN).

Os binómios áreas-temáticas e territórios-alvo prioritários para investimento em infraestruturas tecnológicas que vierem a ser validados, nomeadamente através desta manifestação de interesse e em fases subsequentes deste Processo de Descoberta Empreendedora, passam a cumprir a referida condição de elegibilidade para acesso a financiamento do Objetivo Específico 1.1. do Programa Regional NORTE 2030. Este Objetivo pretende “desenvolver e reforc¸ar as capacidades de investigac¸a~o e inovac¸a~o e a adoc¸a~o de tecnologias avanc¸adas”.

Por um Norte Mais Competitivo, prevêem-se apoios para financiamento de projetos infraestruturais para a criação, qualificação ou expansão de infraestruturas tecnológicas prioritárias para a implementação da Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Norte 2021-27 (S3NORTE27). Estes apoios encontram-se condicionados à (prévia) definição das referidas prioridades através de Processo(s) de Descoberta Empreendedora, envolvendo o modelo de governação da S3NORTE2027.

O período para submissão das manifestações de interesse decorre entre 1 de agosto e 30 de setembro de 2024. O documento do referido anúncio encontra-se disponível neste link. O formulário para submissão das manifestações de interesse encontra-se disponível aqui.

A apresentação das manifestações deve ser efetuada através do envio por correio eletrónico do referido formulário de candidatura, em formato PDF, e dos respetivos documentos de suporte, para o endereço: s3norte@ccdr-n.pt.

Recorde-se que as infraestruturas tecnológicas constituem organizações que desenvolvem atividades de intermediação entre a produção de conhecimento científico e tecnológico e a sua utilização pelas empresas, sendo elementos estruturantes de qualquer Sistema Regional de Inovação. Trata-se de conjuntos de instalações, equipamentos, capacidade e serviço de apoio necessários para desenvolver, testar e modernizar tecnologias, desde a validação em laboratório até fases mais próximas da entrada dessas tecnologias e respetivos bens ou serviços no mercado.