• CCDR NORTE/

CCDR NORTE apresenta o primeiro Plano de Ação Regional para a Conservação da Natureza e Biodiversidade

Plano pretende afirmar o valor do capital natural do Norte, assegurando a sua preservação e estabilidade a médio e longo prazo

A CCDR NORTE apresentou, hoje, no Ecomuseu de Barroso, em Montalegre, o Plano de Ação Regional para a Conservação da Natureza e Biodiversidade.

Tendo presente o âmbito e objetivos da Estratégia Nacional para a Conservação da Natureza e Biodiversidade (ENCNB) 2030 e a e a estratégia territorial definida no PROT-NORTE este plano estrutura e prioriza as ações de preservação, restauro, promoção e valorização do património natural como um todo, assegurando as condições de estabilidade dos valores e funções dos ecossistemas e habitats, a médio prazo e longo prazo.

Segundo a Vice-Presidente da CCDR NORTE, Célia Ramos, “este plano assenta numa nova leitura do capital natural, que compreende todo o território não impermeabilizado, e na promoção ativa de uma natureza que é reconhecida e valorizada por todos”, através, por exemplo, de ações de conservação e manutenção dos ativos naturais prioritários, do restauro de habitats e da promoção da conetividade da flora e da fauna e da atividade agro-silvopastoril extensiva nos territórios de montanha.

Com o Programa Regional de Ordenamento do Território do Norte (PROT-NORTE) como quadro de referência territorial, o Plano de Ação Regional para a Conservação da Natureza e Biodiversidade espelha, para Célia Ramos, “um Norte que afirma o valor do seu capital natural por inteiro”.