Comissão Europeia atribui ao Norte o selo de Regional Innovation Valley

Numa comunicação assinada pelas Comissárias Europeias da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Iliana Ivanova, e dirigida ao Presidente da CCDR NORTE, António Cunha, a Comissão Europeia atribuiu formalmente à Região Norte o selo de “Vale Regional de Inovação” (Regional Innovation Valley).

Na carta enviada, a Comissão Europeia considera que a Região demonstrou “um compromisso claro com a coordenação e canalização dos seus investimentos e políticas de investigação e inovação para o apoio a desafios sociais chave para a União Europeia, como a redução da dependência de combustíveis fósseis, o domínio da transformação digital (incluindo a cibersegurança), a melhoria dos cuidados de saúde, a promoção da circularidade e o aumento da segurança alimentar”.

Segundo o Presidente da CCDR NORTE, António Cunha, “esta é uma distinção muito importante e estimulante, que abre portas a uma maior cooperação da Região Norte na grande agenda europeia de inovação”.

Resultado de uma manifestação de interesse da CCDR NORTE, junto da Comissão Europeia, do início deste ano, este selo prestigia os esforços dos últimos anos na adoção de uma estratégia regional própria e confirma as condições de participação do ecossistema de inovação do Norte na agenda europeia de inovação, através de projetos com outras regiões com um perfil de especialização semelhante ou competências complementares.

Na Região, a CCDR NORTE tem identificado como principal desafio a redução da dependência económica de combustíveis fósseis, mas pretende assumir um compromisso e atuação em todos os domínios de inovação considerados na New European Innovation Agenda, como as energias renováveis, a economia circular, a transição digital, a segurança alimentar e o sistema de saúde pública.

Juntando um conjunto de regiões europeias com diferentes níveis de inovação, e aproximando os seus atores-chave nesta área, a iniciativa Regional Innovation Valleys pretende diminuir o fosso entre regiões no capítulo da inovação, reforçando os ecossistemas regionais de inovação, em linha com os objetivos da Nova Agenda Europeia para a Inovação e Política de Coesão.