• CCDR NORTE/

NORTE 2030 abre concurso para apoiar ações coletivas de qualificação de base local em empresas da Região

3,2 Milhões de Euros estão disponíveis para fomentar a captação de investimento e o desenvolvimento turístico e comercial do Norte

Programa Regional NORTE 2030 lançou um novo concurso num valor global de 3,2 Milhões de Euros. Este concurso é destinado a apoiar ações coletivas de qualificação de base local nas NUTS III (entidades intermunicipais) da Região Norte. Iniciativas que visam alcançar o reforço da capacitação empresarial para o desenvolvimento de bens e serviços atuando ao nível da produtividade, inovação e da capacidade de criação de valor, contribuindo para o desenvolvimento e dinamização territorial do Norte, de forma integrada.

Desta forma, o Concurso “Ações coletivas de qualificação de base local NUTS III” destina-se a apoiar projetos orientados para quatro áreas: captação de investimento empresarial, acolhimento empresarial, promoção da empregabilidade e desenvolvimento turístico e comercial.

De forma a impulsionar a captação de investimento empresarial, a organização de eventos orientados para a captação de investimento; as ações de redução de custos de contexto para o investimento empresarial, envolvendo, por exemplo, o desenvolvimento de estudos de organização e reengenharia de processos; e a estruturação e coordenação de redes sub-regionais de promoção do empreendedorismo local podem ser apoiadas pelo NORTE 2030

Orientadas para o acolhimento empresarial, este Concurso destina-se também a financiar iniciativas de programação, gestão e promoção das áreas de acolhimento empresarial existentes ou futuras; assim como, ações de certificação das áreas de acolhimento empresarial de acordo com as melhores praticas e/ou requisitos de qualidade.

Para promover a empregabilidade da Região, o NORTE 2030 pretende apoiar iniciativas orientadas para potenciar a oferta de qualificações e as necessidades e oportunidades do mercado de trabalho; e ações de estruturação, coordenação, dinamização e acompanhamento de redes intermunicipais de promoção do empreendedorismo.

Por outro lado, em prol do desenvolvimento turístico e comercial da Região, o NORTE 2030 pode ainda financiar iniciativas de planeamento, gestão e promoção turística articuladas entre o nível de intervenção municipal e intermunicipal; assim como ações de desenvolvimento comercial.

Por um Norte Mais Competitivo, as entidades intermunicipais, assim como outras entidades públicas e outras entidades sem fins lucrativos que participem em projetos em copromoção com as entidades intermunicipais, são os beneficiários que podem candidatar-se a este concurso, com o fim de implementarem projetos que melhorem o desenvolvimento económico dos concelhos do Norte.

O período de candidaturas decorre até 31 de outubro de 2024.

As candidaturas são efetuadas neste link, diretamente no Balcão de Fundos da União Europeia.

Em anexo, enviamos o Press Kit deste aviso.