NORTE 2030 abre concurso para apoiar investimentos das micro e pequenas empresas

O Programa Regional NORTE 2030 tem aberto um concurso de 5,5 Milhões de Euros para apoiar iniciativas e projetos de empresas da Região. Este concurso é destinado a incentivar as micro e pequenas empresas do Norte a apostarem em investimentos dedicados à criação, expansão e modernização da sua atividade.

O concurso “Sistema de Incentivos de Base Territorial - Prioridades Territoriais” pretende apoiar, com fundos comunitários, projetos de expansão ou modernização de diversos negócios, nas micro e pequenas empresas. Desta forma, projetos de pequena dimensão que contribuam para a criação de emprego e para a modernização e resiliência das economias locais podem ser financiados pelo Programa Regional NORTE 2030.

Reforçar o crescimento sustentável e a competitividade das empresas no mercado, bem como criar postos de trabalho, inclusive através de novos investimentos produtivos, são os principais objetivos deste concurso. São vários os investimentos que podem ser apoiados, no entanto, há condições específicas a satisfazer para aceder a este financiamento europeu. Consulte-as aqui.

A este concurso apenas as empresas juridicamente constituídas da Região Norte podem candidatar-se. Desta forma, as empresas que, independentemente da sua dimensão, assumam a forma de “Empresários em Nome Individual” e de “Estabelecimento Individual de Responsabilidade Limitada” não podem concorrer. Não são, ainda, beneficiários elegíveis para apoio os “Prestadores de Serviços” ou os “Profissionais Liberais”, uma vez que não constituem formas jurídicas de empresa.

O período de candidaturas decorre até 30 de setembro de 2024 e as candidaturas são efetuadas neste link, diretamente no Balcão de Fundos da União Europeia.

Em anexo, enviamos o Press Kit deste aviso.