Café Joyeux acolhe cerimónia de entrega dos Prémios Ao Valor Social da Fundação Cepsa

Prémios ao Valor Social da Fundação Cepsa distinguiram 5 projetos sem fins lucrativos, implementados em Portugal, com um valor de 65 mil euros

Lisboa, 03 de abril de 2024 – A Fundação Cepsa entregou, hoje, numa cerimónia que teve lugar no Café Joyeux, em Cascais, os seus Prémios ao Valor Social, no valor de 65 mil euros, a cinco instituições nacionais com projetos de grande relevância social, nomeadamente ao nível da inclusão e qualidade de vida de pessoas ou grupos mais desfavorecidos, mas também iniciativas sustentáveis que contribuam para a transição energética.

A Compassio, a Cercizimbra Cooperativa para a Educação e Reabilitação dos Cidadãos Inadaptados de Sesimbra, a Associação de Doentes com Lúpus, o Centro Social da Irmandade de S. Torcato e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro foram as instituições distinguidas pelo painel de jurados.

De acordo com Cláudia Soares-Mendes, Diretora de Marketing, Comunicação e Clientes da Cepsa “Os Prémios Ao Valor Social são um pilar da Fundação Cepsa e todas as entidades, hoje aqui distinguidas, espelham os valores solidários que a Cepsa se orgulha de promover. Esta iniciativa anual da Fundação Cepsa já apoiou, desde 2009, em Portugal, mais de 80 instituições que diretamente promovem iniciativas que melhoram o bem-estar das pessoas, quer a nível social, que a nível ambiental”.

Esta iniciativa anual da Fundação Cepsa já apoiou cerca de 12 mil beneficiários com mais de 810 mil euros concedidos a entidades portuguesas. A edição de 2023 acolheu 94 candidaturas e, para além dos 5 projetos vencedores, distinguiu ainda 5 Projetos vencedores do Prémio Especial Colaborador.

A cerimónia de entrega dos Prémios ao Valor Social teve lugar no Café Joyeux em Cascais, instituição intimamente ligada aos Prémios desde 2021, ano em que figurou na lista de vencedores, tendo continuado a desenvolver um trabalho inestimável em prol da comunidade.

Vencedores dos Prémios ao Valor Social

Na edição deste ano, os Prémios ao Valor Social distinguiram, em Portugal, a Compassio com o seu projeto "Porto Compassivo - Uma comunidade que cuida até ao fim" que procura contribuir para que a cidade do Porto se torne uma cidade mais compassiva, tendo como objetivo a sensibilização e capacitação para uma cultura compassiva e para a naturalidade e normalidade da morte e do luto e a construção de redes comunitárias de apoio para pessoas com doença e em situação de isolamento social/solidão (“Vizinhos Compassivos").

Também a Cercizimbra Cooperativa para a Educação e Reabilitação dos Cidadãos Inadaptados de Sesimbra foi distinguida com o seu projeto “Muvi Menta - Move a tua mente” que prevê, numa lógica de participação em iniciativas relacionadas com cidadania, cultura e educação, promover junto dos beneficiários, a aquisição e atualização de competências transversais, nomeadamente a organização de iniciativas diferenciadas, a pesquisa e tratamento de informações formativas e a mobilidade dentro de uma rede comunicacional complexa, em Sesimbra.

O projeto “Saúde e conforto no Lar”, da Associação de Doentes com Lúpus foi outros dos vencedores. Este projeto tem como objetivo proporcionar uma estadia digna e confortável, no Lar da Associação de Doentes com Lúpus, aos doentes que se deslocam a Lisboa para consultas ou tratamentos médicos.

Foi também distinguido o projeto “Planeta AzulAGE”, promovido pelo Centro Social da Irmandade de S. Torcato, que está a desenvolver, através de processo colaborativo de intervenção e criação entre pessoas idosas e diferentes colaboradores do Centro Social e da Cepsa, um conjunto de atividades e iniciativas de proteção ao meio ambiente, onde os protagonistas são os mais velhos.
Por último, os Prémios ao Valor Social apoiaram o projeto “Vida Segura com a Natureza” da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro cuja missão passa por fortalecer a preparação e a capacidade de resposta dos Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro perante desastres naturais e emergências locais.

Sobre a Fundação Cepsa
A Fundação Cepsa é uma entidade de interesse geral e sem fins lucrativos que tem como objetivo a realização de ações destinadas a responder às necessidades e prioridades das comunidades locais onde a sua fundadora, a COMPAÑÍA ESPAÑOLA DE PETRÓLEOS S.A.U. (Cepsa), desenvolve as suas atividades. Os âmbitos de atuação da Fundação Cepsa são de caráter social, ambiental e científico-educativo.

A Cepsa é uma companhia internacional líder, comprometida com a mobilidade e a energia sustentável, com sólida experiência técnica após mais de 90 anos de atividade. A empresa também tem um negócio químico líder a nível mundial, com uma atividade cada vez mais sustentável.
A Cepsa apresentou em 2022 o seu novo plano estratégico para 2030, a Positive Motion, que projeta a sua ambição de ser líder em mobilidade sustentável, biocombustíveis e hidrogénio verde em Espanha e Portugal, e tornar-se uma referência na transição energética. A companhia coloca os clientes no centro do seu negócio e trabalhará com eles para os ajudar a avançar com os seus objetivos de descarbonização.
Os critérios ESG inspiram tudo o que a Cepsa faz para avançar o seu objetivo Líquido Positivo. Nesta década, reduzirá as suas emissões de 1 e 2 CO2 em 55%, e entre 15% e 20%, as de âmbito 3, com o objetivo de atingir zero emissões líquidas até 2050.