Cepsa celebra o 30º aniversário da sua presença na Argélia

A Cepsa desenvolve as suas atividades de exploração e produção na Argélia em cinco jazidas de petróleo e gás natural juntamente com a Sonatrach, parceiro estratégico

·         A Argélia é um país essencial para a Cepsa, onde participa no segundo maior campo do país

·         As jazidas de crude operadas pela Cepsa na Argélia produzem cerca de 140.000 barris diários

·         Os acordos assinados em 2016 com a Sonatrach abrem portas à exploração de novas oportunidades para além do setor Upstream

A Cepsa celebra o 30º aniversário da sua presença ininterrupta na Argélia, um país essencial para o desenvolvimento das atividades de exploração e produção de crude e gás natural da empresa, bem como para o transporte de gás natural através do gasoduto submarino Medgaz, onde a Cepsa conta com uma participação de 42 por cento. Por ocasião deste aniversário foi realizada uma cerimónia em Argel que contou com a presença das autoridades governamentais e dos ministérios de Energia espanhol e argelino, além de representantes da Sonatrach, Mubadala e Cepsa.

O Ministro Espanhol da Energia, Álvaro Nadal, destacou as excelentes relações entre Espanha e Argélia e declarou que “a colaboração entre a Cepsa e a Sonatrach é um exemplo claro de trabalho em equipa e de êxito”.

Por seu lado, Pedro Miró, CEO da Cepsa, agradeceu a todos os que tornaram possível estes trinta anos da Companhia no país e sublinhou que “a Argélia continuará representando um papel preferencial no futuro da Cepsa”.

A Cepsa iniciou a sua atividade de exploração e produção, na Argélia, por intermédio da Sonatrach; expandindo-a progressivamente a outras zonas geográficas como a Colômbia, Peru, Brasil, Suriname, Espanha, Tailândia, Abu Dhabi e Malásia.

Na Argélia, por intermédio da Sonatrach, a empresa desenvolve as suas operações em três importantes campos petrolíferos na bacia de Berkine: o campo de Rhoude el Krouf (RKF), primeira jazida de crude que entrou em funcionamento através da Cepsa na Argélia; Ourhoud (ORD), o segundo maior campo da Argélia e Bir el M’sana (BMS). As jazidas operadas pela Cepsa produzem, no total, 137.279 barris brutos diários.

Também na bacia de Berkine, na jazida de Rhourde er Rouni II, a Cepsa finalizou a fase de exploração juntamente com a Sonatrach no início de 2015 com o descobrimento de crude, encontrando-se atualmente em fase de desenvolvimento.

Na área de gás natural a Cepsa participa na jazida de Timimoun juntamente com a Sonatrach e a Total. Relativamente à fase final de desenvolvimento, o início da produção da jazida está previsto para 2018 com uma produção de 5MM3/dia.

A Cepsa tem uma participação de 42% do gasoduto Medgaz impulsionado pela Sonatrach, seu parceiro no país, dispondo de uma rota alternativa para o abastecimento de gás natural da Argélia para a Europa através de Espanha. O gasoduto submarino, operado pela Cepsa, tem uma capacidade de transporte de 8.000 milhões de m3/ano alcançando uma extensão de 210 km.

Como parte da sua estratégia de crescimento a Cepsa assinou, em 2016, vários acordos de colaboração com a empresa argelina visando consolidar a sua aliança nos projetos atuais e abrir portas a outras oportunidades de negócio para além da exploração e produção de crude e gás natural, aproveitando o modelo de negócio integrado da Cepsa.

Atualmente o pessoal das jazidas e instalações da Cepsa é composto na sua maior parte por trabalhadores locais, o que representa um importante contributo para o crescimento económico da região.

A Cepsa é um grupo energético, 100% do grupo Mubadala Investment Company, que emprega cerca de 10.000 profissionais exercendo a sua atividade em todas as fases da cadeia de valor dos hidrocarbonetos: exploração e produção de petróleo e gás, refinação, transporte e comercialização dos derivados petrolíferos e do gás natural, biocombustíveis, cogeração e comercialização de energia elétrica.

A Empresa desenvolveu uma importante área petroquímica, em alta integração com a de refinação de petróleo, onde fabrica e comercializa matérias-primas para a elaboração de produtos de elevado valor acrescentado que são utilizados principalmente na produção de plásticos de nova geração e detergentes biodegradáveis. Tem uma presença significativa em Espanha e, através de uma internacionalização progressiva das suas atividades, também atua em vários continentes, comercializando os seus produtos em todo o mundo.