Cepsa distinguida com prémio de Inovação Edison

Primeira empresa espanhola do setor energético a ser reconhecida com este galardão

Os prémios Edison são os mais prestigiados a nível internacional no campo da inovação

A tecnologia desenvolvida no projeto ‘Reina Sofia’ da Cepsa recebeu a medalha de ouro na sua categoria

O sistema pioneiro de carga e descarga de produtos petroquímicos da Cepsa foi distinguido nos prestigiados prémios Edison, na categoria de “Transporte e Logística: manipulação de materiais”. O Comité de Direção dos prémios, reunido em Nova Iorque, premiou a tecnologia desenvolvida pela Cepsa com a medalha de ouro, o reconhecimento máximo nesta categoria, convertendo a Cepsa na primeira empresa energética reconhecida com este galardão.

Os prémios Edison, que este ano receberam candidaturas de mais de 700 empresas de 19 países, reconhecem, desde 1987, alguns dos novos produtos, serviços e empresas de todo o mundo no campo da inovação. Trata-se de uma competição anual que premeia projetos que representam mudanças significativas no seu setor e se destacam pela sua excelência dentro de 4 critérios: conceito, valor, entrega e impacto.

O sistema galardoado, ‘Reina Sofia’, foi desenvolvido e patenteado pela Cepsa no seguimento da sua aposta na excelência técnica em todas as operações. Esta nova tecnologia oferece solução aos problemas tradicionais de carga e descarga de materiais - demora e ocupação. Consiste num sistema de mangueiras que permite efetuar a carga de diferentes produtos de modo simultâneo, oferecendo um maior caudal de bombeamento. Com este sistema, os tempos de carga e descarga podem ser reduzidos entre 50 e 60%, economizando aproximadamente 2.160 horas de atracação por ano, e que se traduz em 20% menos de ocupação das instalações portuárias. Esta descida nas horas de atracação significa uma economia no consumo de combustível dos navios de aproximadamente 400 toneladas por ano, levando também a uma redução de 1500 toneladas de emissões anuais de CO2.

Estes prémios já distinguiram anteriormente, e dentro desta categoria, empresas como a Boeing, Apple, 3M, Starbucks ou Amazon.