Cepsa é pioneira mundial na obtenção de declaração ambiental EPD para ceras de parafina

Este selo certifica a melhoria da análise da pegada ambiental do produto em diferentes etapas.

·     A Cepsa produz ceras de parafina na sua fábrica em San Roque, Cádiz, com a mais recente tecnologia para fabrico, armazenagem e exportação destes produtos.

·     A empresa é uma das líderes na comercialização de ceras de parafina em Espanha e na Europa, exportando 50% da sua produção.

A Cepsa obteve a certificação ambiental EPD (declaração ambiental do produto), emitida pela entidade DNV GL-Business Assurance, para ceras de parafina produzidas na sua refinaria Gibraltar-San Roque, localizada na província de Cádiz, tornando-se assim a primeira empresa do setor, a nível mundial, a obter esta certificação.

A EPD é uma declaração ambiental certificada de acordo com a norma internacional ISO 14025. É uma informação ambiental sobre um produto, baseado na análise do seu ciclo de vida. A metodologia envolve analisar e quantificar a pegada ambiental dos produtos nas suas diferentes etapas, desde a obtenção das matérias-primas e fontes de energia, utilizadas para produção, até ao destino final, como resíduo.

A empresa obteve certificações EPD para sete produtos de ceras de parafina (Parasur 130, Parasur 150, Parasur 206, Parasur 600, Cerasur 725, Cerasur 725D, Gel 600).

Com a obtenção desta certificação, a Cepsa, referência no mercado nacional e Europeu de ceras de parafina, reforça o seu compromisso com o desenvolvimento de produtos sustentáveis e que respeitem o meio ambiente, processos transparentes e avanços para possíveis regulamentos no futuro.

Um dos valores da Cepsa é o seu compromisso com a sustentabilidade, sendo que um dos seus objetivos é o controlo dos impactos das suas atividades e produtos no meio ambiente. Por isso, a empresa integra nos seus sistemas de gestão, altos padrões no que respeita as questões ambientais para a organização dos produtos. Nesse sentido, além desta declaração de EPD para ceras de parafina, a Cepsa obteve em 2017 esta mesma certificação para os produtos LAB e LABSa, fabricados em Espanha (San Roque, Cádiz) e Canadá (Bécancour), matérias-primas para a produção de detergentes biodegradáveis para os quais a empresa é líder mundial.

Além desta nova certificação EPD, a fábrica de produção de parafina da Cepsa cumpre com os mais rigorosos padrões de qualidade a nível internacional. Esta instalação tem o sistema de gestão certificado de acordo com as normas ISO 9001:2000, ISO 14001:1996 e ISO 22000:2005, especificações da Agência Americana FDA e certificações Halal e Kosher, para que possa exportar para mercados de alimentos muçulmanos e judeus.

Cepsa é referência no fabrico e comercialização de parafinas desde 1973
A Cepsa fabrica cera de parafina na sua fábrica em San Roque recorrendo à mais recente tecnologia disponível no fabrico, armazenagem e exportação de parafinas. Ceras de parafina são usadas numa ampla variedade de aplicações de grande valor agregado como alimentos, cosméticos, farmácia e adesivos.

A Cepsa, uma das líderes do setor em nível nacional, vende 30.000 toneladas de parafinas por ano, das quais exporta 50% para a Europa, América e Ásia. A empresa alcançou esta posição de liderança graças à qualidade de seus processos e produtos: as ceras de parafina hidrotratadas da Cepsa são consideradas pela sua grande pureza entre as melhores do mundo.

A Cepsa é uma Companhia Energética Global, que opera de modo integrado em todas fases da cadeia de valor dos hidrocarbonetos, para além de fabricar produtos a partir de matérias-primas de origem vegetal e de estar presente no setor das energias renováveis. A Mubadala Investment Company, um dos maiores fundos soberanos do mundo é o seu único acionista. Tem mais de 85 anos de experiência e uma equipa de cerca de 10.000 profissionais com grande excelência técnica e capacidade de adaptação. Está presente em todos os cinco continentes através das suas áreas de negócio de Exploração e Produção, Refinação, Petroquímica, Marketing, Gás e Eletricidade e Trading.

Visite: www.cepsa.com