Cepsa lança acelerador de start-ups, Cepsa Light UP, com vista a impulsionar a transição energética

Cepsa Light Up focar-se-á nos sectores de clean tech, deep science e deep tech para que a empresa avance na produção de hidrogénio verde, biocombustíveis e mobilidade sustentável, em conformidade com a sua estratégia “Positive Motion”

Lisboa, 05 de junho de 2024 – No âmbito do seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, a Cepsa lançou o seu acelerador de startups, Cepsa Light UP, uma iniciativa destinada a promover o desenvolvimento de tecnologias emergentes e digitais destinadas a facilitar a transição energética.

Com este projeto, a empresa procura posicionar-se na vanguarda do sector energético e responder aos desafios das suas linhas de negócio, como a produção de energia sustentável baseada em moléculas verdes, a mobilidade sustentável, soluções inovadoras em economia circular, armazenamento de energias renováveis e a indústria química, entre outras.

A Cepsa assegurará que os empreendedores recebam o apoio de que necessitam para transformar as suas ideias inovadoras em soluções empresariais viáveis. Após um processo de seleção e avaliação, a Cepsa determinará as startups e tecnologias em que irá investir e que poderão desenvolver os seus projetos no Centro de Inovação da Cepsa em Alcalá de Henares (Madrid). Neste espaço, as soluções serão testadas em ambientes abertos de colaboração e cocriação, através de metodologias ágeis e testes em escala real, que permitirão a sua posterior aplicação nos negócios da empresa.

Para Belén Linares, Diretora de Inovação da Cepsa: “A inovação e a cocriação são duas alavancas fundamentais para acelerar a transformação da empresa, em linha com a nossa estratégia ‘Positive Motion’. Através desta iniciativa, queremos impulsionar o desenvolvimento tecnológico das start-ups e trabalhar em conjunto para criar soluções escaláveis e sustentáveis para o setor energético. Com a Cepsa Light Up seremos parte ativa do processo de desenvolvimento destas empresas, com as quais partilharemos os nossos serviços de mentoring, recursos financeiros e a estrutura comercial de uma grande empresa com experiência no setor e estabilidade financeira”.

Para desenvolver este acelerador, a Cepsa estabeleceu uma estrutura de governação que garante a participação de todas as áreas e negócios da empresa para apoiar o alinhamento estratégico e a viabilidade das oportunidades.
O Cepsa Light Up centrar-se-á nos sectores de clean tech, deep science e deep tech para que a empresa possa avançar na produção de hidrogénio verde, biocombustíveis, mobilidade sustentável e digitalização, contribuindo ao mesmo tempo para impulsionar o crescimento económico. Trata-se de tecnologias que emergem em ambientes tecnológicos e científicos que fornecem soluções disruptivas e inovadoras no domínio industrial, sendo elementos-chave para favorecer a autonomia energética da Europa.

Além disso, no domínio da digitalização, serão realizados trabalhos tendo em conta a dupla transição, digital e energética, para conceber soluções que promovam a sustentabilidade e tenham a menor pegada de carbono associada.

A empresa está focada em estabelecer alianças para reforçar a sua estratégia de transição energética com uma abordagem digital verde. Neste domínio, a Cepsa está a promover a democratização dos dados para os colocar ao serviço das pessoas e extrair o seu máximo valor, graças a tecnologias como a Internet das Coisas (IoT) e a inteligência artificial (IA). A Cepsa está também empenhada na construção de soluções digitais sustentáveis desde a fase de conceção (“Green By Digital”) que permitam medir e avançar para a neutralidade carbónica (“Green in Digital”), bem como promover a descarbonização dos seus colaboradores e clientes, com uma melhor experiência de utilização.

A Cepsa é uma companhia internacional líder, comprometida com a mobilidade e a energia sustentável, com sólida experiência técnica após mais de 90 anos de atividade. A empresa também tem um negócio químico líder a nível mundial, com uma atividade cada vez mais sustentável.

A Cepsa apresentou em 2022 o seu novo plano estratégico para 2030, a Positive Motion, que projeta a sua ambição de ser líder em mobilidade sustentável, biocombustíveis e hidrogénio verde em Espanha e Portugal, e tornar-se uma referência na transição energética. A companhia coloca os clientes no centro do seu negócio e trabalhará com eles para os ajudar a avançar com os seus objetivos de descarbonização.

Os critérios ESG inspiram tudo o que a Cepsa faz para avançar o seu objetivo Líquido Positivo. Nesta década, reduzirá as suas emissões de 1 e 2 CO2 em 55%, e entre 15% e 20%, as de âmbito 3, com o objetivo de atingir zero emissões líquidas até 2050.