Fundação Cepsa promove ação de reflorestação do Pinhal de Leiria

Iniciativa anual da fundação contribuiu para a plantação de 7050 árvores desde 2019

A Fundação Cepsa promoveu, no passado sábado, dia 02 de março, uma ação de reflorestação no Pinhal de Leiria, que contou com a participação de 50 voluntários da Cepsa e da Buondi e envolveu a plantação de 1250 árvores na área destruída pelo incêndio de 2017.

A reflorestação do Pinhal de Leiria, lançada em 2019, e realizada em parceria com a Quercus, vem dar continuidade ao trabalho que a Cepsa tem vindo a desenvolver no Pinhal de Leiria, ao longo dos anos, perfazendo um total de 7050 árvores plantadas – Pinheiro Bravo e Pinheiro Manso -, e cerca de 5 hectares de área recuperada numa das regiões verdes mais emblemáticas da História de Portugal.

De acordo com Cláudia Soares-Mendes, Diretora de Marketing, Comunicação e Clientes da Cepsa “Através desta iniciativa promovida pela Fundação Cepsa, pretendemos aumentar a consciencialização ambiental dos nossos colaboradores e, simultaneamente, contribuir de forma efetiva para a sustentabilidade do planeta e o combate às alterações climáticas.”

A ação de reflorestação incluiu, ainda, a fertilização do solo do Pinhal de Leiria com borras de café provenientes das cafetarias Cepsa, localizadas nas imediações. No âmbito da sua estratégia Positive Motion, a Cepsa estabeleceu uma parceria com a Buondi e está a implementar o programa de sustentabilidade “Café Circular” da Nestlé Professional, nos espaços Depaso. O programa “Café Circular” disponibiliza, gratuitamente, as borras dos cafés servidos para fertilização do solo.

No âmbito da sua estratégia 2030, Positive Motion, a Cepsa está a promover o desenvolvimento de um ecossistema focado em acelerar a sua descarbonização e a dos seus clientes, para se tornar uma referência na transição energética.

Sobre a Fundación Cepsa

A Fundación Cepsa é uma entidade de interesse geral e sem fins lucrativos que tem como objetivo a realização de ações destinadas a responder às necessidades e prioridades das comunidades locais onde a sua fundadora, a COMPAÑÍA ESPAÑOLA DE PETRÓLEOS S.A.U. (Cepsa), desenvolve as suas atividades. Os âmbitos de atuação da Fundación Cepsa são de caráter social, ambiental e científico-educativo.

A Cepsa é uma companhia internacional líder, comprometida com a mobilidade e a energia sustentável, com sólida experiência técnica após mais de 90 anos de atividade. A empresa também tem um negócio químico líder a nível mundial, com uma atividade cada vez mais sustentável.

A Cepsa apresentou em 2022 o seu novo plano estratégico para 2030, a Positive Motion, que projeta a sua ambição de ser líder em mobilidade sustentável, biocombustíveis e hidrogénio verde em Espanha e Portugal, e tornar-se uma referência na transição energética. A companhia coloca os clientes no centro do seu negócio e trabalhará com eles para os ajudar a avançar com os seus objetivos de descarbonização.

Os critérios ESG inspiram tudo o que a Cepsa faz para avançar o seu objetivo Líquido Positivo. Nesta década, reduzirá as suas emissões de 1 e 2 CO2 em 55%, e entre 15% e 20%, as de âmbito 3, com o objetivo de atingir zero emissões líquidas até 2050.