CGI é signatária do Pacto da UE para a Inteligência Artificial

Report this content

Lisboa, 01 de outubro de 2024 - A CGI (TSX: GIB.A) (NYSE: GIB), uma das maiores empresas de consultoria de negócio e TI do mundo, anuncia que assinou o Compromisso da União Europeia (UE) sobre a Lei de Inteligência Artificial (IA) como parte da sua subscrição ao Pacto da Comissão Europeia relativo à IA. A assinatura reforça o compromisso global da CGI em manter os mais altos padrões e melhores práticas no desenvolvimento e uso de tecnologias, incluindo tecnologias inovadoras de IA e tecnologias de IA generativa.

Dada a ampla presença da CGI na Europa e em todo o mundo, bem como décadas de experiência na conceção e implementação de soluções baseadas em IA para clientes, estamos orgulhosos por nos juntarmos à iniciativa da UE com o objetivo de ajudar a moldar o futuro digital da Europa”, refere Jean-Michel Baticle, Presidente e Diretor de Operações da CGI. “O uso responsável de IA não é apenas uma necessidade ética, mas também um imperativo empresarial. Os objetivos delineados no Pacto da UE estão alinhados com a nossa própria estrutura de uso responsável, que usamos nas nossas operações e nas parcerias com clientes de todos os setores, à medida que imaginamos, exploramos, desenvolvemos e expandimos soluções e sistemas de IA nas suas organizações.”

Abordagem da CGI para o Uso Responsável de IA

A abordagem de IA responsável para o desenvolvimento de decisões baseadas em dados e para a obtenção de resultados de negócio utiliza uma matriz de risco robusta, normas claras e obrigatórias, melhores práticas e princípios éticos apoiados pela investigação científica.

Para além de ter uma framework própria para a utilização responsável da IA, a CGI também apoia os clientes no desenvolvimento dos seus planos de IA responsáveis e “human in the loop”, fornecendo orientações sobre:

• Definir os níveis corretos de supervisão e governação para obter resultados robustos, éticos e fiáveis;
  • Compreender os riscos específicos da aplicação de diferentes modelos de IA;
  • Aplicar a privacidade e a segurança para garantir a fiabilidade da informação e interações seguras;
  • Selecionar a combinação certa de modelos de IA.

A CGI é um parceiro de confiança para consultoria, serviços e soluções responsáveis baseados em IA, apoiando os clientes na utilização da IA para que alcancem os seus objectivos de negócio. A CGI combina as suas amplas capacidades em ciência de dados e aprendizagem automática com competências de engenharia tecnológica, e conhecimentos técnicos e setoriais sólidos para ajudar os clientes a criar novos modelos operacionais e de negócio, bem como serviços e soluções potenciados pela IA. Para mais informações, visite: www.cgi.com.