AAPI lança estudo sobre e-commerce

A Associação Ação para a Internacionalização – AAPI, desenvolveu, recentemente, o estudo “Ecossistema Digital com vista à internacionalização”, um documento de base fundamental para quem quer entrar no e-commerce. O estudo está inserido no projeto Ecossistema DX, que tem como objetivo gerar condições para o desenvolvimento das PME portuguesas no novo paradigma da economia digital, através de um conjunto de eventos de consciencialização, adoção e massificação de novas tecnologias nos modelos de negócio, como meio privilegiado para o incremento a sua competitividade e internacionalização.

"A democratização do acesso à Internet veio permitir a digitalização da forma como os consumidores adquirem produtos e serviços e derrubou as barreiras geográficas, transformando o mercado do consumo para uma nova realidade, hoje ao alcance de todos em países pelo menos medianamente desenvolvidos. Com a democratização do smartphone, primeiro, e do feature phone depois, essa transformação intensificou-se e o comércio eletrónico cresceu exponencialmente em todo o mundo”, partilha Nuno Morgado, Presidente da AAPI.

Os modelos de negócio tradicionais sofreram alterações massivas provocadas pelo crescimento disruptivo do comércio eletrónico através das novas tecnologias, que criaram novas tendências comportamentais no consumidor, e agora obrigam as marcas a adaptarem-se na forma como interagem com o seu público.

Para ir ao encontro das expectativas do consumidor digital, é necessário que as marcas se tornem e-sellers e utilizem os canais digitais de forma a potenciar o seu negócio. Neste momento, a internacionalização das empresas portuguesas pode ser realizada de forma mais célere e simples através da digitalização, quer seja através da criação de lojas online em plataformas e-commerce, quer seja com a introdução dos seus produtos em marketplaces internacionais. Sobretudo porque a internacionalização realizada desta forma envolve menos investimento e muito menos risco.

Conheça o estudo aqui. https://www.ecossistemadx.com/