Cisco facilita a adoção de ambientes Cloud flexíveis, abertos e seguros

Report this content

A expansão da sua oferta inclui uma inovadora solução para nuvens híbridas que abre caminho a um mundo de múltiplas Clouds interconectadas.

A Cisco aumentou hoje a sua oferta Cloud com novos produtos e serviços que incluem a Cisco InterCloud, uma inovadora solução Cloud híbrida que pretende reduzir o Total Cost of Ownership (TCO) dos serviços Cloud para os departamentos de TI e abrir caminho a um mundo de múltiplas nuvens públicas, privadas e híbridas interoperáveis e altamente seguras. As novidades anunciadas também reforçam a abordagem da Cisco, baseada na abertura e compromisso com os parceiros.

Os novos produtos e serviços da Cisco são:
• Cisco InterCloud
• Cisco Validates Design (CVD) para as soluções de gestão e aprovisionamento Cloud da Cisco e Red Hat;
• Serviços Cisco Consumption and Security Assessment
• Cisco Intelligent Automation for Cloud (IAC) 4.0

InterCloud

Como parte da plataforma Cisco ONE, a Cisco InterCloud é um software de infraestrutura desenhado para suportar ambientes Cloud híbridos, permitindo às organizações combinar e transferir volumes de trabalho – incluindo dados e aplicações através de diferentes nuvens públicas ou privadas segundo cada necessidade – de forma simples e altamente segura enquanto se mantêm as políticas de rede e segurança associadas.

Implementando a Cisco InterCloud, empresas e fornecedores Cloud poderão criar um ambiente Cloud híbrido interoperável e altamente seguro através de múltiplas nuvens públicas e privadas e entre aplicações on-premise (instaladas em modo local) e Clouds públicas. Esta flexibilidade por pedido e a portabilidade de volumes de trabalho permitirá às organizações selecionar a melhor e mais rentável estratégia de Cloud.

A Cisco continua a adotar uma abordagem aberta e estandardizada da Nuvem, que oferece aos utilizadores e fornecedores uma oportunidade de alavancar um ecossistema robusto de tecnologias inovadoras, evitando ficar dependente de um único vendedor ou plataforma. Como reforço deste compromisso com a interoperabilidade, a Cisco InterCloud permitirá movimentar volumes de trabalho de e para fornecedores Cloud que utilizam tecnologias da Cisco – tais como BT, CSC/ServiceMesh, CenturyLink Technology Solutions e Virtustream – e a partir de múltiplas Clouds públicas incluindo a Amazon Web services (AWS) e a Microsoft Azure. A adoção da InterCloud da Cisco por outros fornecedores Cloud através da InterCloud Provider Enablement Platform também proporcionará aos utilizadores uma maior flexibilidade e capacidade e escolha.

A Cisco InterCloud facilitará a mobilidade dos volumes de trabalho e pretende integrar-se com soluções de gestão Cloud como a Cisco IAC, além da Agility Platform da CSC/ServiceMesh, a CloudForms da Red Hat e outras soluções do ecossistema de parceiros da Cisco.

Outros parceiros tecnológicos a apoiar a Cisco InterCloud são a EMC, a Citrix, a Denali Advanced Integration, a Microsoft, a NetApp, a Rackspace, a VCE e a Zerto.

Cisco Validated Design para soluções de gestão e aprovisionamento Cloud integradas da Cisco e da Red Hat

A Cisco e a Red Hat estão a colaborar em diversas iniciativas chave para expandir a OpenStack e facilitar a adoção de ambientes Cloud abertos e interoperáveis. As iniciativas incluem ofertas de Infrestrutura como Serviço (Iaas) e Plataforma como Serviços (PaaS), desenhadas para ajudar os clientes a gerir tanto ambientes DevOps como ambientes Cloud web. Assim, ambas as empresas integraram a solução de gestão de rede Cisco Prime da Cisco com a plataforma OpenShift da Red Hat para proporcionar uma escalabilidade dinâmica, segurança a nível de utilizador, bem como gestão e provisão integradas.

Novos Serviços Cisco

Os novos serviços da Cisco para facilitar o projeto de Estratégia, Gestão e Operações Cloud proporcionam às empresas flexibilidade e agilidade de negócio numa infraestrutura aberta e altamente segura, baseada em três pilares que ajudam a desenvolver a estratégia Cloud das organizações: a seleção do modelo de consumo, menor risco e automatização inteligente do ambiente Cloud.

Este novo portefólio inclui serviços Cloud Consumption – para ajudar a tirar partido dos benefícios e gerir os riscos associados aos usos ocultos da Cloud –, o Cisco Domain Ten 2.0 – um quadro de trabalho para a transformação das TI que ajuda as empresas a avaliar as suas prioridades de negócio, na sua preparação para a Cloud e a tomar as melhores decisões – e a Cisco Services para OpenStack – que ajuda os clientes a adotar ambientes Cloud abertos e altamente seguros em função das suas necessidades concretas de negócio.

Disponíveis diretamente na Cisco ou através dos seus parceiros de canal, os serviços Cloud Consumption ajudam as empresas a conhecer melhor a utilização corporativa de diferentes serviços Cloud (incluindo as utilizações ocultas) e os seus custos, além de gerir os potenciais riscos associados a múltiplos fornecedores Cloud. Os clientes obtêm assim uma maior visibilidade e controlo da utilização da Cloud na sua empresa, gerindo melhor os custos e a segurança.

A Cisco Domain Ten Framework 2.0 ajuda os clientes a tomar melhores decisões relacionadas com a sua estratégia Cloud. Adicionando ainda os Cisco Consulting Services para Cloud a este ambiente, obtém-se um maior foco nos benefícios de negócio e uma melhor análise das implicações da nuvem híbrida, expandindo-se o ambiente de trabalho além do data center e da Cloud para incluir todo o tipo de iniciativas transformadoras de TI.

A Cisco também oferece os Cisco Services for OpenStack que ajudam os utilizadores a compreender, priorizar, definir, instalar e/ou integrar a plataforma OpenStack nas suas redes. A Cisco pode proporcionar uma valiosa informação sobre as vantagens e requisitos que os clientes podem esperar da plataforma OpenStack. Estes serviços incluem: estratégia e avaliação, validação, projeto e implementação, integração de software e aplicações e optimização.

Cisco IAC

A Cisco Intelligent Automation for Cloud 4.0 é uma solução de gestão cloud para empresas e fornecedores de serviços concebida para implementar ambientes cloud públicos, privados ou híbridos. Este novo software tem funcionalidades otimizadas para solicitação e aprovisionamento de qualquer tipo de serviço de TI a partir um simples portal self-service. A integração da Cisco IAC com a Cisco UCS Director fornece a capacidade de aprovisionar rapidamente tanto a infraestrutura virtual como física para implementações Cloud na plataforma de servidores Cisco UCS e também em hardware de terceiros.

O IAC 4.0 oferece também uma nova funcionalidade de automatização dos serviços de rede virtual através da integração com o Cisco Prime Network Services Controller. As novas capacidades de gestão multi-cloud no IAC 4.0 ajudam as empresas a orquestrar ambientes múltiplos na nuvem, incluindo o Amazon EC2, OpenStack e VMware. Em conjunto com o InterCloud, o Cisco IAC facilitará a gestão de ambientes Cloud híbridos, incluindo a localização avançada de aplicações, a mobilidade dos volumes de trabalho baseada em políticas e o controlo consistente do ciclo de vida dos serviços através de múltiplas Clouds.

Liderança na Cloud

Os anúncios de hoje reforçam ainda mais a liderença de tecnologia Cloud da Cisco.

Opiniões da industria sobre a Cisco InterCloud

• Consiga a sua Cloud híbrida em 2014. Krishna Subramanian, Vice Presidente de Marketing de Produto para Plataformas Cloud da Citrix.

• Cisco InterCloud e CSC/ServiceMesh Agility Platform: boas notícias sobre colaboração para as empresas que apostam na Cloud. Eric Pulier, Vice Presidente e Diretor Geral de Cloud na CSC/ServiceMesh.

• Um dia apaixonante na Cloudland. Bill Barry, Arquitecto Chefe em Denali.

• Entra na Cisco InterCloud, onde a colaboração da Cisco com a EMC oferece capacidade de seleção. Brent Sloan, responsável de parceiros tecnológicos na EMC.

• Um ambiente Cloud flexível, aberto e seguro: como a Cisco e a Microsoft estão a impulsionar a indústria de TI. Brad Anderson, Vice Presidente Corporativo de Windows Server e System Center na Microsoft.

• Clouds híbridas abertas e seguras ao alcance com NetApp e Cisco InterCloud. Phil Brotherton, Vice Presidente da divisão de Soluções Cloud na NetApp.

• Aberto, híbrido, interoperável: o futuro da Cloud. John Igoe, Vice Presidente de Tecnologia na Rackspace.

• Juntos em direção à Cloud híbrida aberta. Bryan Che, Diretor Geral da unidade de negócio Cloud na Red Hat.

• Construindo a Cloud com Vblock Systems e Cisco InterCloud. Trey Layton, CTO da VCE.

• É um mundo híbrido. Stacy Hayes, Vice Presidente de Canais e Alianças Estratégicas na Virtustream.

• Uma verdadeira Cloud híbrida. Está finalmente aqui? Gil Levonai, Vice Presidente de Marketing e Productos na Zerto.

Declarações de Apoio

• Robert Lloyd, Presidente de Vendas e Desenvolvimento da Cisco: “A Cisco introduziu o conceito “World of Many Clouds” há dois anos e desde então, em conjunto com os nossos parceiros, temos facilitado um mundo de clouds seguras, ajudando as empresas a moldar a sua própria estratégia cloud. Agora, enquanto agentes de serviços de TI, as empresas podem acrescentar valor ao combinar, integrar e moldar de forma dinâmica a oferta de serviços na nuvem – sejam públicos, privados ou híbridos – com o objetivo final de irem ao encontro das suas necessidades de negócio da melhor forma possível. Os anúncios de hoje marcam uma nova etapa na evolução do cloud computing graças à portabilidade completa dos volumes de trabalho Cloud, que vai proporcionar imensos benefícios aos fornecedores e utilizadores da nuvem, abrindo caminho em direção a um ecossistema aberto e seguro com altos níveis de agilidade, transparência e velocidade de implementação”.

• Neil Sutton, Vice Presidente de Soluções da BT Global Services: “Os nossos clientes apoiam-se no portfólio de serviços Cloud da BT para desenvolver e gerir soluções Cloud adaptadas às suas necessidades. O anúncio da Cisco, aliado à nossa visão e baseado em standards abertos, permite aos nossos clientes obter com mais facilidade os benefícios das soluções Cloud híbridas e migrar para a nuvem os seus tradicionais volumes de trabalho TI. O apoio da Cisco à plataforma Cloud da Citrix também reforça a nossa sólida relação de colaboração com a Cisco, a Citrix e a NetApp, que se mantém aberta a novas oportunidades para desenhar inovadores serviços Cloud que permitem responder às necessidades dos nossos clientes”

• Brad Anderson, Vice Presidente Corporativo de Cloud e Empresas na Microsoft: “A visão Cloud da Microsoft inclui data centers on-premise, Windows Azure, serviços em host e implementações híbridas, já que os ambientes heterogéneos são uma realidade nas TI de hoje. A nossa estreita colaboração com a Cisco na InterCloud é um exemplo de cómo ambas as empresas podem facilitar a adoção de ambientes Cloud públicos, provados ou híbridos interoperáveis e baseados em plataformas e soluções de gestão líderes, incluindo o Windows Server, o System Center e o Windows Azure. A InterCloud ajudará os clientes a transferir aplicações e serviços ao Windows Azure de forma rápida e simples”.

• Robert Loughlin, director de Planificación Estratégica en la Oficina del CIO del Gobierno de New Brunswick (Canadá): “Os Serviços Cisco Cloud Consumption servem-se do network intelligence para analisar a utilização da nuvem e o perfil de risco, o que nos permite tomar decisões informadas para melhor gerir os nossos riscos e custos. Este novo e robusto portefólio cloud da Cisco permite-nos começar a retirar benefícios da nossa iniciativa Cloud mais rapidamente. Os serviços de apoio na nuvem da Cisco estão a ter um papel fundamental na condução das nossas equipas na avaliação de oportunidades à medida que executamos a nossa estratégia Cloud”.

• Mirko Santocono, Responsáveld e Produto da Divisão de Serviços de Valor Acrescentado para Empresas na FASTWEB (operadora italiana líder e fornecedor Cloud pertencente à Swisscom): “O que a Cisco oferece com o IAC é a automatização e orquestração da Cloud estreitamente integrada com a rede, proporcionando assim serviços de infraestrutura preparados para utilizar, como o aprovisionamento de novos data centers virtuais que podem adaptar-se a diferentes requisitos empresariais. Também se torna mais fácil criar serviços totalmente novos quando necessitamos, ao contrario de outras plataformas de orquestração que são realmente rígidas. Com o portal da Cisco, o seu catálogo e as ferramentas de automatização, os clientes podem criar os seus próprios centros de dados virtuais com apenas alguns cliques. Delinear a nossa oferta sobre a plataforma Cloud da Cisco ajuda a diferenciar-nos e os seus novos anúncios no que toca a gestão Cloud permitir-nos-ão reforçar ainda mais esta vantagem competitiva”.

Recursos adicionais

• Blogue de Fabio Gori, Director de Marketing para a Cloud na Cisco: Cisco anuncia uma Cloud híbrida aberta e segura com a colaboração de fornecedores Cloud e parceiros tecnológicos.

• Blogue de Scott Clark, Vice Presidente de Data Center e Serviços Cloud na Cisco: O novo papel das TI em serviços Cloud estratégicos.

• Blogue: Cisco Intelligent Automation for Cloud 4.0.

Acerca da Cisco

A Cisco é a líder mundial em TI que ajuda as organizações a tirarem partido das oportunidades do futuro, mostrando os benefícios que podem ocorrer quando pessoas, processos, dados e objetos se ligam à Internet. Para ter acesso aos Comunicados de Imprensa em português visitar http://www.cisco.com/web/PT/press/press_home.html.

Para mais informações visite http://thenetwork.cisco.com e http://newsroom.cisco.com/emearnetwork/.

Siga a Cisco Portugal no Twitter:
• Cisco PR com noticias, artigos e muito mais: http://twitter.com/CiscoPRportugal
• Cisco Portugal com informação sobre soluções, eventos e seminários: https://twitter.com/ciscoportugal

Tags: