• Cision Portugal/

A Cision combina RP, gestão de Redes Sociais e Inteligência Digital do Consumidor com a aquisição da Brandwatch

A Cision anunciou, hoje, a aquisição da Brandwatch, líder global em inteligência digital do consumidor e monitorização de redes sociais, por $450 milhões de dólares (aproximadamente €375 milhões de euros). A estratégia combina dois líderes nos respetivos setores, facultando aos clientes as vantagens das capacidades complementares, para impulsionar o futuro das RP, do marketing e de interação digital dos clientes.

O impacto da transformação digital recompensa as organizações e estruturas que ouvem, analisam e reagem rapidamente aos insights digitais dos seus consumidores. As empresas líderes estão a adaptar-se rapidamente a esta realidade e a utilizar esses insights para criar comunicações pensadas e estruturadas, bem como ligações diretas e à escala, com os clientes. Esta mudança de paradigma das estratégias de RP, marketing e apoio ao cliente focadas no consumidor, em tempo real, continuarão a acelerar o desenvolvimento das empresas e a diferenciá-las das que não se mobilizam.

A Cision é líder na distribuição de comunicação e na monitorização e análise de media, com um banco de dados de contatos de media de aproximadamente 1 milhão de jornalistas, influenciadores e meios de comunicação social e mais de 75.000 clientes. A Brandwatch trabalha com milhares das principais marcas do mundo, fazendo uso da mais recente inteligência artificial (IA) e aprendizagem automática, para estruturar e extrair valor das opiniões de milhões de usuários das redes sociais.

A Cision e a Brandwatch criam uma combinação importante, sólida e estruturada. Juntas, oferecem às marcas e organizações a inteligência de media, redes sociais e de suportes digitais do consumidor, para promover estratégias mais eficazes de monitorização, análise e impacto dos clientes, que vão desde as RP e marketing, até à pesquisa e o desenvolvimento de produtos. Seja na ligação entre marcas e influenciadores, no lançamento de campanhas nas redes sociais, no desenvolvimento de mensagens de marcas ou na análise do comportamento dos consumidores, os clientes terão informações em tempo real e análises de tendência à sua disposição, para orientá-los.

"A contínua mudança digital e a ampla adesão às redes sociais estão a promover uma rápida e profunda transformação no modo como as marcas e as organizações interagem com os clientes", disse Abel Clark, CEO da Cision. "Este fator torna imperativo que os profissionais de RP, marketing, redes sociais e de apoio ao cliente utilizem uma análise única - e agora disponível, integrando-a nas estratégias relacionadas com os seus consumidores. Juntas, Cision e Brandwatch ajudarão os clientes a entender, conectar e relacionar-se, mais profundamente, com os seus clientes, em escala, em todos os canais."

"Sempre construímos a Brandwatch com ambição. Tal foi reconhecido pela Forrester, que recentemente nos nomeou líder no nosso setor", disse Giles Palmer, fundador e CEO da Brandwatch. "Este é o momento de dar o próximo passo e nos unirmos a uma empresa de dimensão significativa, para criar negócios e uma oferta de produtos que possa ter um importante impacto global. Estamos ansiosos por nos unirmos ao Abel e integrar a equipa da Cision, por forma a impulsionar o nosso trabalho e agregar ainda mais valor aos nossos clientes."

A Brandwatch foi nomeada Leader in The Forrester Wave™: na categoria de Plataformas de Monitorização de Redes Sociais, no 4º trimestre de 2020.

O negócio deve ser fechado no segundo trimestre de 2021.

A Macquarie Capital atuou como consultora financeira exclusiva da Brandwatch nesta transação. Cooley LLP prestou serviço como consultor jurídico da Brandwatch.

Gibson, Dunn & Crutcher LLP atuou como consultor jurídico de fusões e aquisições, Willkie Farr & Gallagher LLP foi o consultor jurídico-financeiro e Latham & Watkins LLP atuou como consultor jurídico regulador da Cision.