Barack Obama vence Angela Merkel e David Cameron nos media online

Partindo da lista das dez figuras mais poderosas do mundo, divulgada anualmente pela revista Forbes, a Cision apurou que Barack Obama, Presidente dos EUA, foi o nome mais citado nos meios de comunicação online globais, desde o dia 1 de janeiro de 2015.

Apesar de Vladimir Putin ser considerado a figura mais poderosa, ocupando o primeiro lugar na lista de Forbes deste ano, a Cision concluiu que Obama é mais bem-sucedido do que o seu homólogo russo,  no que respeita ao mediatismo. O líder americano, que surge na lista como a 3º figura mais poderosa do mundo, registou 4.049.332 referências em artigos noticiosos online, contra as 887.859 de Putin.

Angela Merkel, considerada pela Forbes como a segunda personalidade mais poderosa do mundo é, igualmente, segundo esta análise da Cision, a segunda figura mais mediática entre as personalidades mais poderosas, registando 1.586.247 conteúdos noticiosos, nos meios de informação online globais. David Cameron, Primeiro-Ministro do Reino Unido, é a 3ª personalidade com maior presença registada nos media online mundiais, com 1.114.446 notícias.

O Papa Francisco, líder da Igreja Católica, aparece na 4ª posição desta tabela mediática Cision com 1.096.420 menções em notícias, sendo a 5ª posição ocupada por Vladimir Putin, Presidente da Rússia e, segundo a Forbes, a figura mais poderosa do planeta. A Cision registou 887.859 referências ao presidente russo, em artigos noticiosos nos media online.

Narendra Modi, Primeiro-Ministro da Índia, é a 6ª personalidade mais mediática entre os mais poderosos, sendo a 7ª e 8ª posições desta tabela Cision ocupadas pelo Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, e por Janet Yellen, Presidente da Reserva Federal dos EUA.

Bill Gates, fundador da Microsoft, e Larry Page, CEO da Google, ocupam a 9ª e 10ª posições.

O período temporal sobre o qual incidiu este estudo foi o período decorrido entre os dias 1 de Janeiro de e 16 de novembro de 2015. Foram encontrados 10.426.596 conteúdos noticiosos relativos às dez personalidades analisadas, num total de 638 milhões de artigos pesquisados.

A informação foi recolhida pelo sistema de monitorização global da Cision, que analisa diariamente mais de 85.000 sites de informação online em todo o mundo.

Sobre a CISION:

A Cision é líder global em serviços de media intelligence