Estudo da Cision Revela os Desafios e Oportunidades do Setor dos Media de acordo com Jornalistas em todo o Mundo

40% dos Jornalistas Confiam Cada Vez Mais em Dados para Definir as suas Estratégias Editoriais

Lisboa, 13 de junho de 2023 – A Cision, líder mundial em serviços de RP e comunicação, publica agora os resultados do seu 14º relatório anual, O Estado dos Media, em 2023. Com uma visão abrangente dos padrões e tendências do setor, este relatório global oferece insights valiosos para profissionais de RP, marketing e comunicação que procuram entender o panorama atual dos órgãos de comunicação social e o impacto nas estratégias atuais e futuras.

Segundo o relatório, os jornalistas enfrentam uma série de desafios, nos quais se incluem a disseminação de notícias falsas, a falta de pessoal e recursos, a diminuição de publicidade e receitas de circulação e o aumento das redes sociais e influenciadores que ultrapassam os Media tradicionais. Contudo, os jornalistas também demonstraram confiança no uso estratégico das redes sociais para promoverem o seu trabalho e interagirem com o público, bem como o use de recursos multimédia para aprimorar as suas narrativas.

Um dado significativo revelado no relatório é que 40% dos jornalistas afirmaram confiar cada vez mais em dados para definir estratégias editoriais, quando comparado com o ano anterior. Esse grande crescimento na utilização de dados indica uma mudança fundamental na abordagem editorial e destaca a importância de informação precisa e autêntica.

"A próxima geração de jornalistas deve ser mais...".

Essa frase ecoa a preocupação dos jornalistas em manter a confiança e o rigor jornalístico, ao mesmo tempo em que abraçam o papel transformacional da tecnologia e dos dados. Com o recente lançamento do ChatGPT-4, jornalistas e profissionais de comunicação enfrentam os desafios crescentes da influência da inteligência artificial.

Além disso, o relatório destaca a confiança dos jornalistas nas agências noticiosas e nos comunicados de imprensa como fontes de informação credíveis. Isso ressalta a relevância contínua dos profissionais de relações públicas na era digital e levanta questões sobre como a integração da inteligência artificial (IA) afetará o desempenho das relações públicas no futuro.

Ao inquirir mais de 3.000 jornalistas de diferentes regiões do mundo, o relatório traz informações detalhadas sobre os principais desafios enfrentados pelos jornalistas, a evolução contínua do setor diante da tecnologia emergente e o que significa para os profissionais de comunicação que querem estabelecer parcerias com eles.

Relatório Global sobre o Estado dos Media 2023 da Cision: A parceria vital entre jornalistas e comunicadores para navegar no futuro

Metodologia do Relatório

A Cision levou a cabo o inquérito sobre o Estado dos Media em 2023, em fevereiro e março de 2023. Os inquéritos foram enviados por email para os membros da Cision Media Database, que foram verificados pela equipa de media research da empresa para confirmar as suas posições enquanto profissionais de comunicação, influenciadores e bloggers. Também levámos a inquérito membros da nossa base de dados HARO (Help a Reporter Out) e disponibilizámos o inquérito aos profissionais de comunicação à base de dados da PR Newswire for Journalists. Este ano o inquérito recolheu respostas de 3132 inquiridos em 17 mercados a nível internacional, E.U.A., Canadá, Reino-Unido, França, Alemanha, Finlândia, Suécia, Itália, Espanha, Portugal, China, Austrália, Singapura, Malásia, Indonésia, Taiwan e Hong-Kong.

O idioma do inquérito foi traduzido e dirigido para cada mercado e os resultados foram contabilizados no seu conjunto para a obtenção deste relatório global.