Mark Zuckerberg vence Bill Gates nos media online

Dos dez principais empresários do setor tecnológico que figuram na lista das maiores fortunas do mundo, divulgada anualmente pela revista Forbes, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, é o nome mais citado nos meios de comunicação online globais.

Apesar de Bill Gates continuar a deter a maior fortuna nascida no setor tecnológico e a ocupar o primeiro lugar na lista de 400 milionários da Forbes, a Cision apurou que Zuckerberg, no que respeita ao mediatismo, é mais bem-sucedido do que o cofundador da Microsoft. O CEO da “maior rede social do mundo” registou 263.057 referências em artigos noticiosos online, contra as 201.701 de Bill Gates.

Steve Ballmer, Ex-CEO da Microsoft, aparece na 3ª posição desta tabela mediática com 155.716 menções em notícias, sendo a 4ª posição ocupada por Jeff Bezos, CEO e fundador da Amazon, com 90.154 referências em artigos noticiosos.

Larry Page, CEO da Google e a 4ª maior fortuna da indústria tecnológica, e Jack Ma, Presidente do Conselho de Administração da chinesa Alibaba Group Holding, aparecem na 5ª e 6ª posições da tabela de empresários da indústria tecnológica com maior destaque nos media online globais, contabilizando 67.555 e 52.649 referências, respectivamente.

Larry Ellison, CEO da Oracle e detentor da 2ª maior fortuna entre estes 10 magnatas do setor, é apenas o 7º do ranking mediático, seguido de perto pelo cofundador e atual diretor de projetos especiais da Google, Sergey Brin, 8º no ranking da Cision e a 5ª maior fortuna do setor tecnológico, segundo a Forbes.

O FENÓMENO APPLE

A título de curiosidade, o CEO da Apple, Tim Cook, recentemente em foco nos meios de comunicação mundiais por ter assumido publicamente a sua homossexualidade, uma personalidade que não figura entre as maiores fortunas do setor tecnológico, obteve o expressivo registo de 260.905 referências em notícias online em todo o mundo, desde Janeiro de 2014. Este registo levaria Tim diretamente ao 2º lugar deste ranking mediático, batendo Bill Gates e sendo apenas ultrapassado por Zuckerberg, um facto que não deixa de ser demonstrativo do peso mediático da gigante Apple Inc.

O período temporal sobre o qual incidiu este estudo foi o período decorrido entre 1 de Janeiro de 2014 e a presente data e foram encontradas 1.199.078 referências aos onze empresários, tendo como universo um total de 612 milhões de artigos.

A informação foi recolhida pelo sistema de monitorização global da Cision, que analisa diariamente mais de 85.000 sites de informação online em todo o mundo.

A Cision é líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media.