• CITE/

CITE-Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego assinala quatro décadas de atividade

Report this content

A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) celebra 40 anos de atividade no dia 20 de setembro. As quatro décadas de progresso pela igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho serão assinaladas em seminário comemorativo a decorrer em Lisboa no próximo dia 20 de setembro.

O seminário, que terá como mote “o futuro com igualdade”, decorrerá entre as 14 e as 19 horas no auditório do Fórum Lisboa, e será presidido pelo Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, e contará com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita.

A sessão contará ainda com intervenções em painel de anteriores presidentes da CITE, Maria do Céu da Cunha Rêgo e Catarina Marcelino, e com uma mesa redonda sobre perspetivas para o futuro com igualdade na qual participam representantes de todos os parceiros sociais, do Conselho Económico e Social (CES) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Para assinalar a efeméride, será apresentada a edição comemorativa dos 40 anos da CITE, que integra mensagem do Presidente da República, nota introdutória do General António Ramalho Eanes e os testemunhos de representantes da tutela da CITE desde 1979 até à atualidade, e divulgados o postal, o selo e o carimbo CITE/CTT evocativos das quatro décadas de atividade da Comissão.

Joana Gíria, atual presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, refere que “a missão da CITE é, desde há 40 anos, com empenho e entusiamo, colaborar na aplicação das disposições legais relativas à igualdade e não discriminação entre homens e mulheres no mercado de trabalho, à proteção da parentalidade e à conciliação trabalho-família e vida pessoal.” Afirma ainda que: “se as pessoas nascem livres e iguais, em dignidade e direitos, então a igualdade entre mulheres e homens é um direito humano”, adiantando que “é neste pressuposto, e cumprindo a sua missão, que a CITE continuará a contribuir para a eliminação efetiva das desigualdades entre mulheres e homens no mercado de trabalho e a convocar toda a sociedade para, em conjunto, permitir que Portugal atinja o patamar em que trabalho digno e iguais oportunidades e condições de trabalho para umas e outros seja realidade. Trata-se de uma questão de justiça. Ninguém pode ficar para trás.”

O FUTURO COM IGUALDADE
Seminário 40 anos da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego
• 20 de setembro (sexta-feira)
• 14h - 19h