Cleanwatts lança Comunidade de Energia Renovável com Metalusa e procura membros entre negócios e famílias da região

Coimbra, 14 de fevereiro de 2024 - A Cleanwatts, empresa pioneira em Comunidades de Energia Renovável (CER) em Portugal, vai lançar uma CER em Albergaria-a-Velha, Aveiro, com a Metalusa, indústria de renome no fabrico e comercialização de equipamentos para empresas de construção e infraestruturas.

Esta comunidade tem capacidade para apoiar várias empresas e negócios locais, bem como famílias da região, como é o caso dos trabalhadores da Metalusa. E é disso que a Cleanwatts está à procura: famílias, empresas e negócios que se queiram juntar e consumir energia limpa a uma tarifa mais baixa que a do mercado.

A nova CER servirá várias famílias e negócios na zona de Albergaria-a-Velha, na proximidade da instalação fotovoltaica. Até ao momento, a comunidade conta já com alguns membros, mas há ainda espaço para acolher mais interessados em participar nesta partilha comunitária de energia.

“Esta Comunidade de Energia, já instalada e em pleno funcionamento, pronta para receber novos membros, para além de permitir à Metalusa apoiar as famílias e negócios da comunidade, terá ainda um forte impacto ambiental, aumentando a neutralidade carbónica da empresa e contribuirá para a sua independência energética”, explica Maria João Benquerença, Diretora das Comunidade de Energia da Cleanwatts em Portugal.

A responsável destaca ainda que “a energia é um dos grandes desafios das empresas em geral e da indústria em particular, não só pelos custos que acarreta, como também pelo impacto que tem na pegada ecológica”. “A sustentabilidade energética e ambiental são uma preocupação louvável de todos, e a Cleanwatts está empenhada em ajudar o tecido empresarial e industrial a ser mais sustentável e competitivo. Para além disso, as empresas têm hoje um forte papel social que não pode, nem deve, ser descurado.”

Este projeto, que vem no seguimento de outros que a Cleanwatts tem vindo a desenvolver, nacional e internacionalmente, com empresas do setor industrial, tem como objetivo “a sustentabilidade, a redução de custos relacionados com a energia e o combate à pobreza energética das famílias carenciadas da região”. A central fotovoltaica, com uma potência instalada de 630 kWp, instalada nas coberturas da Metalusa, não teve qualquer custo para o cliente, tendo a Cleanwatts assumido a totalidade do investimento.

A CER da Metalusa, com 1340 painéis e uma produção de 773 MWh/ano, possibilita que a empresa tenha uma poupança média na sua tarifa de eletricidade de 40%, bem como uma maior independência energética. Para além disso, é evitada a emissão de 203 toneladas equivalentes de CO2 por ano.

“Foi um projeto de elevada importância”, destaca José Amorim, Administrador de Operações da Metalusa, em particular pelo papel fundamental que teve ao permitir à empresa a “redução dos seus custos de produção, nomeadamente nas horas de maior consumo e simultaneamente com o custo mais elevado da energia, com a consequente melhoria na competitividade geral da empresa”. Na sua visão, o objetivo da criação de uma CER é “claramente a melhoria da eficiência dos processos, de forma a ter produtos competitivos e em simultâneo a diminuição da pegada ecológica inserida na cultura da sustentabilidade”.

Para a Metalusa, a “redução dos custos de produção (via custo da energia), a satisfação dos colaboradores, a adoção de políticas sustentáveis com a utilização de fontes de energia renováveis, que serve como um exemplo para a mudança necessária das atividades humanas, com impacto nas alterações climáticas” seriam, sem dúvida, os principais benefícios a destacar. Quanto à satisfação dos colaboradores, José Amorim elabora: “Todas as medidas que contribuem para a ajuda aos colaboradores são bem-vindas e ajudam no processo de satisfação e retenção dos mesmos. Nesse sentido esta iniciativa, com a redução do custo da energia aos colaboradores justifica claramente a criação da Comunidade da Energia”.

A adesão à CER é totalmente grátis e não implica cancelamento de contrato com o fornecedor atual. Os membros manterão o seu fornecedor para a compra da energia que a CER não puder fornecer (por exemplo, a energia consumida durante a noite). A Cleanwatts trata de todo o processo burocrático e os membros continuarão a receber uma fatura do atual comercializador, com a quantidade de energia consumida exclusivamente dele. Adicionalmente, os membros receberão uma fatura da sua CER local, relativa ao seu consumo de energia limpa. O consumo não será faturado duas vezes, será apenas dividido em função da origem da energia.

Quem estiver interessado em fazer parte desta comunidade pode pedir informações através do email csm@cleanwatts.energy.