• Cleanwatts/

Cleanwatts lança programa para fomentar a sustentabilidade dos parques empresariais portugueses

Report this content

Coimbra, 01 de agosto de 2023 - A Cleanwatts, empresa pioneira em Comunidades de Energia Renovável (CER), em Portugal, lançou em Febres, Cantanhede, o primeiro projeto Business Park A++, incluído no Comunidades A++.

A Cleanwatts reuniu um conjunto alargado de parceiros e criou o programa Comunidades A++, um programa comunitário de eficiência energética que visa a criação de Comunidades de Energia Renovável em diferentes contextos, tais como parques empresariais, bairros urbanos, aldeias e vilas, clubes e associações desportivas e empreendimentos turísticos. A empresa Santos e Santos, localizada na Zona Industrial de Febres, é o cliente-âncora deste projeto inaugural do Business Park A++, que teve o seu lançamento público há cerca de um mês e já está a partilhar energia com cerca de uma dezena de empresas. Esta comunidade partilhar energia com as famílias da região. No total, serão apoiadas 1375 famílias carenciadas.

A Comunidade de Energia de Febres tem como objetivo a “sustentabilidade, a redução de custos relacionados com a energia em Febres - e, particularmente, no Parque Industrial de Febres - e, também, o combate à pobreza energética entre as famílias carenciadas da região. Esta Comunidade - que tem a sua central fotovoltaica de 886kW, com um total de 1.626 painéis, instalada na sede da empresa Santos e Santos - vem no seguimento de vários projetos que o Business Parks A++ está a potenciar, nacional e internacionalmente, com soluções que ajudam a empresas na transição energética, nomeadamente com o desenvolvimento de CERs industriais. O lançamento público do projeto foi feito no dia 12 de junho e conta já com a participação de vários membros da comunidade, membros residenciais e industriais ou empresariais.

Através da sua Comunidade de Energia Renovável, a região de Febres vai reduzir a fatura de energia e dar um passo significativo no sentido da sua independência energética: cerca de 52% da energia consumida pela Santos e Santos passa a ser proveniente da Central Solar (autoconsumo). Com esta CER, a empresa vai tornar-se climate-positive, gerando mais 583% de energia verde do que a totalidade do seu consumo e vai, ainda, evitar a emissão para a atmosfera de 388 toneladas equivalentes de CO2 por ano e atingir a neutralidade carbónica em 683%.

“A ideia do programa Business Park A++ é criar um modelo que possa ser replicado, em grande escala, em todos os Parques Industriais e Empresariais do país, pois todos eles têm um perfil de consumo, gastos e necessidades semelhantes – perfil esse ao qual este nosso programa responde”, explica José Basílio Simões, cofundador e administrador da Cleanwatts, frisando que “para além das conhecidas vantagens que este programa traz aos Parques, o nosso objetivo é que essas vantagens possam ser estendidas ao resto da comunidade. Esta CER de Febres, por exemplo, já está a servir toda a comunidade de Febres. Está em pleno funcionamento e pronta para receber novos membros, e para além de permitir à Santos e Santos apoiar famílias carenciadas e em situação de pobreza energética, terá ainda um forte impacto ambiental, aumentará a neutralidade carbónica da empresa e contribuirá para a sua independência energética”.

“A energia é um dos grandes desafios das empresas e da indústria, não só pelos custos que acarreta, como também pelo impacto que tem na pegada ecológica. A sustentabilidade energética e ambiental são uma preocupação de todos os Parques Industriais e Empresariais e a Cleanwatts está empenhada em ajudar o tecido empresarial e industrial a ser mais sustentável e ecológico. Para além disso, as empresas têm hoje um forte papel social que não pode, nem deve, ser descurado. Os Parques Industriais são peças fundamentais no desenvolvimento das regiões, estão fortemente enraizados nas suas comunidades locais, e é essencial que assumam também este outro papel social e económico, o de serem agentes ativos na transição energética”.

“A Santos & Santos tem vindo a desenvolver um conjunto de atividades sustentáveis na fileira Florestal, com vista à redução da pegada de carbono no processo produtivo e à compensação da pegada através da florestação. A invasão da Ucrânia pela Rússia, a crise energética daí decorrente e o aumento de preços da Energia aceleraram a vontade pré-existente de criar uma Comunidade de Energia Renovável”, explicou Jorge Catarino, Administrador da empresa Santos e Santos, acrescentando que “o interesse da Santos & Santos em integrar o programa Business Park A++ casou na perfeição com a disponibilidade e o profissionalismo da Cleanwatts e dos seus parceiros. Daí à fase de implantação foram poucos meses”. “As nossas expectativas para este projeto é que ele se afirme na sua área de abrangência com a expansão da sua rede de membros, por forma a bem desempenhar o seu papel de produtor de energia limpa, barata e com muito boa acessibilidade, permitindo também a redução da pegada carbónica no país e da região e a redução do custo da Energia para a empresa e para a comunidade”, frisou.

Na Comunidade de Energia de Febres – e ao abrigo do programa 100 Aldeias A++ - a Cleanwatts envolveu as Juntas de Freguesia da Região, nomeadamente, as juntas de Febres, Covões e Camarneira, Vilamar e Corticeiro de Cima, e São Caetano. Até ao momento, a CER de Febres conta já com 13 membros, 9 empresas/indústrias e 4 membros residenciais/domésticos. Está prevista, para breve, a organização de uma sessão de esclarecimento local, na Freguesia de São Caetano, para nova apresentação do projeto e angariação de mais membros.

“É com grande satisfação que a Junta de Freguesia de Febres vê, ao abrigo do programa 100 Aldeias A++, ser lançada a sua Comunidade de Energia Renovável para produção de energia verde aqui, em Febres, na nossa comunidade e para a nossa comunidade”, afirma Raquel Grilo, Presidente da Junta de Freguesia de Febres, acrescentando: “estamos muito otimistas em relação a este projeto e esperamos que venha a crescer para incluir ainda mais entidades locais, empresas, outras juntas de freguesia, IPSS, municípios, coletividades e cidadãos. Apelamos, assim, a todos os elementos da nossa comunidade que se envolvam e participem, pois todos temos um papel na transição energética que não devemos negligenciar, para além da possibilidade de contribuirmos para a melhoria de vida das pessoas da nossa região e para o combate à pobreza energética”.

Está previsto que a Comunidade de Energia de Febres cresça até uma potência instalada de 1536.1 kWp (perfazendo um total de 3135 painéis solares), permitindo a adesão de novos membros. Quem estiver interessado em fazer parte desta comunidade pode pedir informações através do email csm@cleanwatts.energy. “A Cleanwatts estará presente na Expofacic, de 27 de julho a 6 de agosto, e convidamos todos a visitar-nos para mais informações sobre os benefícios e sobre como se juntar à Comunidade de Energia local”, convida José Basílio Simões.