Cleanwatts leva a sua experiência em Comunidades de Energia Renovável ao Reino Unido

Coimbra, 19 de setembro de 2024 – A Cleanwatts, empresa portuguesa líder na digitalização de energia, pretende criar um impacto significativo na eficiência energética e na otimização da rede local do Reino Unido, contribuindo para transformar a independência energética do país ao participar no projeto Community DSO. Esta iniciativa, é uma colaboração entre a Northern Powergrid, TNEI e LCP Delta. A Cleanwatts é um dos parceiros-chaves no Consórcio Condor, liderado pela Electric Places CIC, e foi escolhida para o primeiro ensaio do projeto Community DSO.

O Consórcio Condor tem como objetivo desbloquear a flexibilidade de baixa tensão através de soluções inovadoras em gestão de redes de energia, flexibilidade do lado da procura, mercados de energia e inclusão dos clientes. O contributo da Cleanwatts é focado em fornecer ferramentas de digitalização de energia a todos os setores, implementando centrais elétricas virtuais e promovendo ferramentas de flexibilidade energética no mercado.

Luísa Matos, CEO da Cleanwatts, comentou que "Estamos muito entusiasmados por introduzir o nosso sistema de otimização local no mercado britânico. O sistema operativo Cleanwatts foi concebido para apoiar as redes locais e proporcionar poupanças adicionais às comunidades. Ao implementar a nossa tecnologia, podemos criar mais eficiência nos sistemas energéticos locais e aumentar significativamente as poupanças para os consumidores finais. Este projeto representa uma oportunidade perfeita para demonstrar como as nossas soluções podem transformar o panorama energético do Reino Unido, contribuindo para um futuro mais eficiente, sustentável e económico.”

A participação da Cleanwatts nesta iniciativa marca a sua expansão internacional e sublinha a crescente influência internacional da empresa, bem como o seu compromisso em impulsionar a transição energética a nível global. Ao trazer inovação portuguesa para o setor energético do Reino Unido, a Cleanwatts está a desempenhar um papel crucial na formação do futuro dos sistemas de energia e otimização das redes liderados pelas comunidades europeias.

Paul Glendinning, Diretor de Sistemas Energéticos na Northern Powergrid, acrescenta que "este projeto tem como objetivo simplificar e incentivar a descarbonização nas comunidades locais, minimizando os obstáculos e maximizando os incentivos. É um projeto de inovação ousado, mas alcançável, que irá alterar o papel das operadoras de rede de distribuição, transformando-as em facilitadoras atentas às necessidades dos clientes.”

O Consórcio Condor envolve parceiros-chave como a Energise Barnsley, Whitley Bay Big Local, Knaresborough Community Energy,Nodes, ev.energy e SMPnet. Cada parceiro traz conhecimentos especializados únicos para o projeto, criando um ecossistema robusto para a inovação na gestão de energia comunitária. Inicialmente, o projeto Community DSO irá desenvolver e testar diferentes abordagens em quatro comunidades locais, abrangendo redes rurais e urbanas.

O Community DSO, financiado pela Ofgem - regulador de energia do Reino Unido - pretende transformar o panorama energético do Reino Unido ao capacitar as comunidades de energia renovável a prosseguir a sua própria agenda de descarbonização e a ter um maior controlo sobre os seus ativos energéticos. Esta abordagem de sucesso em Portugal, é inovadora para o mercado do Reino Unido, onde será agora adaptada à realidade britânica para reforçar a independência energética e incentivar os esforços de descarbonização a nível local.