Cleanwatts realiza ações de sensibilização ambiental para alunos e para empresas

Braga, 23 de setembro de 2024 – A Cleanwatts vai educar os mais jovens sobre o seu papel na transição energética e sensibilizar a comunidade para a sustentabilidade  e eficiência energética, no dia 25 de setembro, no âmbito da Semana do Clima 2024 de Braga. A convite da Câmara Municipal de Braga, a empresa climate tech, aproveitou a ocasião para garantir duas vertentes de sensibilização através da dinamização de sessões direcionadas para os estudantes do ensino secundário e uma sessão pensada para a camada empresarial e industrial da região.

Assinalando o regresso às aulas nas Eco Escolas profissionais de Braga, a Cleanwatts dedica duas ações de sensibilização para a população escolar do ensino secundário, intituladas “A democratização no acesso às Comunidades de Energia: porque precisamos de ti para a transição energética”. A empresa vai explicar o que são as Comunidades de Energia Renovável (CER), o impacto ambiental e social da energia limpa e como funciona o simples processo de adesão a uma CER, agilizado pelo lançamento da aplicação Kiome – Comunidade de Energia. Estas ações, a decorrer na Escola Profissional de Braga e na Esprominho, vão transmitir aos jovens conceitos fundamentais para adquirirem ferramentas para um futuro energético sustentável.

As sessões serão conduzidas por Maria João Benquerença, Diretora de Comunidades de Energia Renovável da Cleanwatts, que destaca que "As Comunidades de Energia têm o poder de transformar a forma como produzimos e consumimos energia, promovendo uma verdadeira democratização energética. É essencial que tanto as empresas como os cidadãos, especialmente os jovens, compreendam o seu papel nesta transição. Queremos ser uma agente de educação para um futuro sustentável e estamos empenhados em fornecer as ferramentas e os conhecimentos necessários para isso.”

No mesmo dia, Maria João Benquerença vai também realizar uma sessão dedicada ao tecido empresarial e industrial do concelho de Braga intitulada: "Comunidades de Energia: uma resposta para a transição energética, um motor para a competitividade das empresas”. Nesta sessão, será explorado como o papel crucial das Comunidades de Energia em parques empresariais contribui para a neutralidade carbónica e a transição energética, gerando novos modelos de negócio e mercados. As CER permitem às empresas uma participação ativa, garantindo um posicionamento estratégico sustentável e competitivo, além de promoverem a cidadania, a democratização energética, o desenvolvimento de uma economia local sustentável e o combate às alterações climáticas. A sessão tem ainda como parceiros, para além da CM de Braga, a Associação Empresarial de Braga e a Associação Empresarial do Minho e terá lugar no GNRation, Espaço Cultural, às 11:30H.

Altino Bessa, Vereador da Câmara Municipal de Braga, sublinha a importância desta colaboração: "A Semana do Clima é um marco na nossa agenda ambiental, e a colaboração com parceiros como a Cleanwatts reforça o nosso compromisso com a promoção de soluções inovadoras que garantam uma transição energética inclusiva e sustentável para o nosso município. As Comunidades de Energia são um exemplo perfeito de como podemos envolver ativamente as empresas e os cidadãos nesta missão."

A Semana do Clima 2024 de Braga reafirma o compromisso do município com o desenvolvimento sustentável, trazendo à cidade debates e iniciativas que envolvem ativamente a comunidade na luta contra as alterações climáticas. A participação da Cleanwatts nestas atividades é um passo importante na consolidação de Braga como um exemplo de inovação e liderança na transição energética em Portugal.

Pode consultar todos os cartazes das ações a partir deste link: conteúdo multimédia