Cleanwatts vai criar Comunidade de Energia com Junta de Trute e apoiar famílias em pobreza energética

Coimbra, 24 de abril de 2023 - A Cleanwatts ganhou o projeto para a criação da Comunidade de Energia Renovável (CER) da Junta de Freguesia de Trute, que tem como objetivo “a sustentabilidade, a redução de custos relacionados com a energia desta instituição e, também, o combate à pobreza energética entre as famílias carenciadas da região”.

Esta CER, de 33kW, tem as suas centrais fotovoltaicas distribuídas por vários edifícios e terreno da Junta de Freguesia, incluindo a Escola Primária de Trute, e vai representar um desconto médio de 39% de desconto médio face à tarifa da rede.

Para além da poupança, a Junta de Freguesia torna-se carbon-positive, gerando mais 225% de energia do que consome, e independente energeticamente, pois 58% da energia consumida passa a ser proveniente da Central Solar (autoconsumo). Através deste projeto, vai ainda apoiar seis famílias, que beneficiarão de uma tarifa social comunitária cerca de 30% inferior às atuais tarifas de mercado.

“Vamos instalar uma Central Fotovoltaica na Junta de Freguesia de Trute, que será integrada numa Comunidade de Energia Renovável”, explica Maria João Benquerença, Diretora de Comunidades de Energia da Cleanwatts, acrescentando que “além de alimentar a sede da Junta com energia verde, vamos produzir energia suficiente para possibilitar que a Comunidade forneça, ainda, energia para a famílias em situação de pobreza energética”.

“A vertente social e de combate à pobreza energética é uma das principais facetas das Comunidades de Energia e quando o cliente é uma Junta de Freguesia, que tem um perfil de grande enraizamento local e de grande ligação à comunidade, esta vertente torna-se ainda mais relevante”, frisa Maria João Benquerença.

Apesar de o projeto estar ainda a nascer, já há planos para o futuro próximo: “A Comunidade Energética da Junta de Freguesia de Trute irá arrancar com a instalação dos painéis nos telhados da sede da Junta de Freguesia (produtor-âncora), após o que a Cleanwatts angariará consumidores nesta região, de preferência com afinidades sociais e perfis de consumo complementares ao do produtor-âncora”, explica Maria João Benquerença.

“A Comunidade poderá, posteriormente, crescer com a adesão de novos membros produtores, que tenham telhados ou terrenos com capacidade para expandir a potência fotovoltaica instalada. O impacto da Comunidade poderá ainda crescer com a introdução de outras fontes de geração renovável, como eólica, biomassa ou hidroelétrica, por exemplo”, frisa a responsável.