Cleanwatts vai criar Comunidade de Energia Renovável com o Lar São Miguel em Santiago de Litém e apoiar mais de 200 famílias

Coimbra, 31 de janeiro de 2023 - A Cleanwatts vai criar uma Comunidade de Energia com o Lar São Miguel, em Santiago de Litém, que tem como objetivo a sustentabilidade, a redução de custos relacionados com a energia do Lar e, também, o combate à pobreza energética entre as famílias carenciadas da região. Esta Comunidade – que não terá qualquer custo para o Lar, pois a Cleanwatts assumirá todo o investimento – vai ter a sua central fotovoltaica, de 229.1 kWp, instalada nos telhados do edifício e vai permitir, ao Lar, um desconto médio de 53%, face à tarifa estimada para a energia da rede. Com esta CER o Lar São Miguel vai conseguir apoiar mais de 200 famílias, que beneficiarão de uma tarifa social comunitária cerca de 30% inferior às atuais tarifas de mercado.

Para além da poupança na fatura energética, através deste projeto, o Lar São Miguel torna-se Carbon-positive, gerando mais 571% de energia do que consome e evitando 81 toneladas equivalentes de CO2/ano. O Lar São Miguel vai, ainda, aumentar a sua independência energética, pois 46% da energia consumida passa a ser proveniente da Central Solar (autoconsumo).

“Vamos instalar uma Central Fotovoltaica de 229.1 kWp, com mais de 100 painéis, numa primeira fase – e quase 400 painéis adicionais, numa fase posterior – nos telhados do Lar São Miguel, que será integrada numa Comunidade de Energia Renovável”, explica Maria João Benquerença, Diretora de Comunidades de Energia da Cleanwatts, acrescentando que “além de alimentar o Lar São Miguel com energia verde, vamos produzir energia suficiente para possibilitar que a Comunidade forneça ainda energia para apoiar famílias em situação de pobreza energética”.

“A vertente social e de combate à pobreza energética é uma das principais facetas das Comunidades de Energia e quando o cliente é uma instituição como um Lar de Terceira Idade, que tem como missão o apoio às famílias da comunidade, esta vertente torna-se ainda mais relevante”, frisa Maria João Benquerença, avançando com alguns números: “Através deste projeto, o Lar poderá apoiar cerca de 213 famílias, que beneficiarão de uma tarifa social comunitária em média 30% inferior às atuais tarifas de mercado”.

Apesar de o projeto estar ainda a nascer, já há planos para o futuro próximo: “A Comunidade Energética do Lar São Miguel vai arrancar com a instalação dos painéis nos telhados da Lar (produtor-âncora), após o que a Cleanwatts angariará consumidores nesta região, de preferência com afinidades sociais e perfis de consumo complementares ao do produtor-âncora”, explica a responsável. “A Comunidade poderá, posteriormente, crescer com a adesão de novos membros produtores, que tenham telhados ou terrenos com capacidade para expandir a potência fotovoltaica instalada. O impacto da Comunidade poderá ainda crescer com a introdução de outras fontes de geração renovável, como eólica, biomassa ou hidroelétrica, por exemplo”, frisa Maria João Benquerença.