Gestão de energia e integração de recursos renováveis em edifícios juntam Cleanwatts e APFM

Coimbra, 21 de maio de 2024 - A Cleanwatts e a Associação Portuguesa de Facility Management (APFM) formalizaram uma parceria que procura aproximar a transição energética do tecido empresarial a nível nacional. Este acordo ambiciona apresentar soluções de gestão de energia e de integração de recursos renováveis ao setor dos edifícios para potenciar a redução de custos e a sua sustentabilidade.

Na União Europeia, os edifícios são responsáveis pelo consumo de cerca de 40% da Energia Final e por 36% das emissões de CO2. Neste contexto desafiante, a eficiência energética e a integração de renováveis ganham destaque como ferramentas imprescindíveis para os gestores de edifícios otimizarem o uso dos recursos energéticos disponíveis e aumentarem a independência energética das suas organizações. Na sua combinação, alavancam a descarbonização e diminuem os custos energéticos, impulsionando assim a transformação competitiva e sustentável do setor C&I.

“Estamos bastante entusiasmados com esta parceria, dado que está totalmente alinhada com a missão da Cleanwatts e com aquilo que são os nossos objetivos de sustentabilidade, redução de custos relacionados com a energia nos edifícios e diminuição da pegada ecológica. Estes objetivos ganham enorme destaque no nosso programa Business Park A++, uma extensão do programa 100 Aldeias que pretende dar resposta a estes desafios urgentes com que se deparam atualmente os gestores de edifícios”, afirma Rui Queiroga, Strategical Partnerships Diretor da Cleanwatts.

“A energia representa uma fatia muito considerável dos custos das empresas,” prossegue, frisando que esta despesa “muitas vezes superior a 35%, chegando a atingir até 50%, apresenta-se como fator muito penalizador para a sustentabilidade e competitividade do setor. A integração de fontes de energia renovável na forma de Comunidades de Energia, que beneficiam não só os produtores, como os edifícios vizinhos e a comunidade local, em conjunto com uma otimização do consumo e produção energia, permite que as empresas se libertem de uma boa parte do encargo monetário que a energia e a sua gestão representam atualmente”.

A primeira das ações que surge fruto desta parceria será um webinar, a realizar no dia 23 de maio, intitulado “Reduzir a Fatura Energética e Aumentar a Competitividade do Core Business - Jornadas FM”, que pretende apresentar aos gestores dos edifícios diversas soluções que permitem otimizar consumos e gerir produção e partilha local de energia limpa.

Para Miguel Agostinho, Diretor Executivo da APFM, “este webinar surge em antecipação da participação da Cleanwatts nas Jornadas da Sustentabilidade, que organizamos em junho, com o objetivo de promover abordagens que permitam o desenvolvimento sustentável, reduzam as emissões de carbono e contribuam para mitigar o impacto dos edifícios e da sua operação no meio ambiente.”