É oficial: Rali Banco BIC na Guarda em 2015

A prova conhecida por Rali da Guarda, que entre 1988 e 2006 foi a bandeira desportiva e de divulgação deste distrito para o resto do país, vai regressar à cidade mais alta já no próximo ano. O Clube Escape Livre retoma, em julho de 2015, um evento de grande tradição que tem como ponto de partida o concelho da Guarda e sai à descoberta das potencialidades turísticas da região. O Rali Banco BIC Guarda 2015 foi hoje apresentado em conferência de Imprensa.

Durante quase 20 anos foi o evento desportivo que chamou ao distrito da Guarda os relações públicas das marcas automóveis, jornalistas, pilotos, organizadores e muitas outras personalidades relacionadas com o mundo automóvel.

A ideia do Clube Escape Livre era simples e resultou sempre com lotação esgotada: um percurso de estrada que, ao longo dos primeiros 14 anos, percorreu cada um dos concelhos do distrito com os seus monumentos e paisagens, aliado a uma prova de maneabilidade e outra de slalom, destinadas a encontrar o vencedor desportivo. Porém, foi o convívio e a forma de receber pelo Clube e pela cidade que marcou tão vasto leque de participantes.

O Rali Banco BIC Guarda 2015 promete retomar o melhor da tradição do Rali da Guarda, mantendo um percurso de estrada e uma prova de maneabilidade para definir o vencedor, mas irá inovar em vários aspetos e incluirá ações de patrocinadores que, a seu tempo, serão divulgadas.

O apoio do Turismo Centro de Portugal e da Câmara da Guarda, para além do importante leque de patrocinadores, com o Banco BIC em destaque – e onde se regista o regresso da BP e da Ford e a presença da Bridgestone, First Stop, Valorpneu, TW Steel, Citroën e Renault - é garantia de sucesso. A SPAL, uma das principais referências nas porcelanas a nível nacional e internacional, vai ser a empresa responsável pela criação e produção do troféu a entregar ao vencedor deste rali.
Álvaro Amaro, Presidente da Câmara da Guarda, regista “O agrado do regresso deste importante Rali, que para além de mítico, vai agora ter uma nova dinâmica, suscetível de ser mais um “motor” na atração de gente à cidade da Guarda e a toda a região. Esta é mais uma marca forte que queremos implementar na Guarda, atraindo para além dos amantes do mundo automóvel, públicos diferenciados, dinamizando com isso a economia local e levando o nome da nossa cidade a outras paragens.”

Já Luís Mira Amaral, presidente do Banco BIC refere que esta instituição bancária “tem a honra de se associar ao Clube Escape Livre para apoiar o regresso do Rali Banco BIC Guarda 2015, evento que durante 20 anos reuniu, na Guarda, amantes do desporto automóvel em geral e dos ralis em particular. Com esta parceria, o Banco BIC reforça a aposta que vem sendo feita na área do desporto, e confirma a vontade de estar presente nas mais importantes provas desportivas a nível nacional.”

Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, “A história do rali que o Clube iniciou em 1988 é tão forte e as memórias de quantos por aqui passaram são tão boas que a decisão de retomar a iniciativa foi fácil. É certo que a adesão inicial dos patrocinadores ajudou e acreditamos que ainda vamos reunir mais apoios de forma a ter uma grande festa do automóvel na Guarda.”

O Rali Banco BIC Guarda 2015 terá lugar no fim-de-semana de 3 a 5 de Julho e aceitará 50 equipas.