Mário Patrão e dupla Saraiva são Piloto do Ano Scutvias

Numa situação inédita nas 18 edições da festa de homenagem aos pilotos, organizada pelo Clube Escape Livre, Mário Patrão e a dupla David Saraiva e Sérgio Saraiva foram eleitos Piloto do Ano Scutvias, com igual número de votos, pelos espectadores da 18ª Gala Spal – A Nossa Seleção de Pilotos, que decorreu na Guarda. O empate técnico alia assim, num só troféu, um piloto de duas rodas, de Enduro, e uma dupla de quatro rodas da categoria de Velocidade.

A Gala Spal, que homenageou 20 pilotos da Guarda de sete categorias do desporto motorizado, decorreu, pelo terceiro ano, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda, onde as cerca de 500 pessoas votaram, assistiram à entrega dos troféus especiais e ao espetáculo humorístico dos Planeta Fluffen. A noite foi ainda marcada pelo início das celebrações do 30º aniversário do Clube e contou com a presença de João Wengorovius Meneses, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

O Clube de Radiomodelismo de Freixedas foi o organismo que recebeu o Troféu Prestígio João Lopes, entregue pela filha, Ana Beatriz Lopes, ao presidente da Direção do Clube, Domingos Marujo, e ao diretor desportivo, João Aires. Inaugurado em 2011, o Clube de Radiomodelismo, no concelho de Pinhel, é uma referência no país e na Europa por ter uma das dez melhores pistas a nível europeu, pelo seu dinamismo, por atrair cada vez mais adeptos e pela vontade de crescer em pleno Interior do país.

O Troféu Manuel Gião, a mais alta distinção desta gala, foi entregue pelo filho, Manuel Gião, à Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo, importante parceiro do Escape Livre ao longo dos anos, mas também um dos grandes embaixadores da qualidade dos vinhos desta região. A receber, esteve António Madeira, Presidente da Direção da Adega.

No final, Mário Patrão, um dos eleitos Piloto do Ano Scutvias, (pela quinta vez na história da Gala) que em 2015 participou no Dakar e se consagrou vice-campeão nacional de TT Absoluto e TT2, enalteceu a importância do evento: “Vimos mais pela homenagem, não pelo prémio, que é simbólico. Foi bom, os Saraivas também fizeram uma boa época no ano passado e acho que é justo. Foi dividido e está bem entregue, mas o importante é que é uma festa do Clube Escape Livre para os pilotos, e é estarmos todos juntos num dia.”

Sérgio Saraiva, por seu lado, referiu que “Este prémio é uma referência e foi muito importante ganhar, esperando que sirva de cartão-de-visita nos contactos com os patrocinadores, para garantir a presença no Super Seven by Kia e nas suas provas internacionais”.

Neste evento, o Clube Escape Livre nomeou ainda dois novos sócios honorários, ambos ligados ao setor automóvel. Ricardo Oliveira, diretor de Comunicação e Imagem da Renault Portugal, e Fernando Monteiro, administrador executivo do grupo SIVA, receberam o diploma de sócios por todo o trabalho de parceria com o clube ao longo de mais de duas décadas.

No ano em que o Clube Escape Livre celebra o seu 30º Aniversário, o seu presidente, Luís Celínio, salienta: “é muito bom sentir que aos 30 anos continuamos com a vitalidade da juventude e que perspetivamos 2016 como um ano de muito trabalho e muitos desafios. Contamos estar à altura de todos eles, esperando também uma correspondência de abertura e entusiasmo por parte dos nossos parceiros, empresariais ou institucionais, para que a região da Guarda reforce a sua presença no mapa do turismo, da aventura e possa divulgar todas as suas potencialidades.”

O encerramento da 18ª Gala Spal coube ao secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Meneses que frisou: “O país tem mais de 10 mil clubes e essa malha dispersa é que é o principal aliado do Governo naquilo que é o desporto para todos, desporto de lazer, desporto de competição e alta competição a nível nacional. Se há uma corrente sanguínea e se há responsáveis pela vitalidade nacional são exatamente os clubes.” Quanto ao trabalho do Escape Livre, acrescentou: “Parabéns pelos 30 anos de dedicação ao desporto motorizado, pelo desporto e não só. Estou certo que os roteiros que o clube promove na região da Guarda e arredores são uma excelente montra e uma excelente alavanca de desenvolvimento local e regional. Por outro lado, parabéns também pelo sucesso alcançado pela revista Escape Livre.”

Aproveitando a ocasião, o Clube entregou ao governante uma garrafa magnum de espumante Castelo Rodrigo, manifestando que “quem nos visita deve conhecer e receber o que de melhor temos na região, nos mais variados tipos de produtos.”

Pelo terceiro ano consecutivo, a 18ª edição da Gala SPAL foi realizada no TMG, aberta a toda a comunidade, numa noite repleta de música e humor pela mão dos Planeta Fluffen que puseram a rir toda a assistência. A Gala contou ainda com diversos sorteios entre o público, nomeadamente um relógio da TW Steel, dois cheques-oferta da MultiOpticas, e uma assinatura anual da revista Autohoje, para além do sorteio de um relógio do 30º Aniversário do Clube, realizado no âmbito do passatempo da Escape Livre Magazine.