Os 25 anos do Slalom de Castelo Rodrigo ficam para a história

Incrível, único, memorável! Alguns dos adjetivos que explicam aquilo que foi a edição dos 25 anos do Slalom de Castelo Rodrigo. Não só pela enorme moldura humana já habitual, também pelo recordista número de 51 pilotos inscritos, mas, principalmente, pelo feito único de dois pilotos terem sido os mais rápidos com o mesmo tempo à milésima de segundo! A história das corridas em Figueira de Castelo Rodrigo conta com mais um capítulo de honra que sublinha o seu epiteto de “Rainha das Perícias”.

A 25ª edição do Slalom de Castelo Rodrigo foi verdadeiramente espetacular e como referiu o presidente da Câmara Municipal de Castelo Rodrigo “sem os milhares que ano após ano se deslocam ao Estádio Municipal a prova nunca teria chegado às bodas de prata!” Foram muitos que responderam afirmativamente ao “Todos a Figueira”, convite que a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e o Clube Escape Livre fizeram ao longo das últimas semanas.

Com uma lista de inscritos com 51 pilotos e uma lista de participantes com 47 automóveis, o Slalom de Castelo Rodrigo viu a vitória à geral e nas diversas classes discutidas palmo a palmo, metro a metro com todos os pilotos a mostrarem uma determinação absoluta. Manobras limite que arrancaram aplausos de todos.

Contas feitas, o mais forte voltou a ser Jorge Almeida. O piloto do VW Polo Proto não deixou créditos por mãos alheias e apesar de alguns pequenos erros, o piloto de Mangualde não deixou escapar mais uma vitória no Slalom de Castelo Rodrigo. Mas a vitória não foi fácil ou tranquila, pois António Borges (Caterham Opel) e Hugo Ribeiro (Mini Proto), também eles ao volante de Protótipos, insistiram em dificultar a vida ao campeão em título e imbatível em 2024 no Campeonato de Portugal de Perícias.

Nas diversas categorias, vitórias para Jorge Almeida venceu o Grupo 1 - Protótipos  - Classe A - Tração Dianteira, no Grupo 1 - Protótipos Classe B – Tração Traseira, vitória para António Borges, ao passo que no Grupo 2 – Transformados – Tração Dianteira, a vitória foi para Dino Almeida. Rui Loureiro foi o mais rápido no Grupo 3 – Promoção/Originais – Tração Dianteira, enquanto nos modelos de tração traseira, Jorge Pinho foi o mais veloz. Daniela Bastos, a única senhora presente, ganhou, naturalmente, entre as Senhoras.

Miguel Vicente foi o melhor classificado dos pilotos de Figueira de Castelo Rodrigo e por isso levou para casa o Troféu oferecido pela Câmara Municipal. Finalmente, na categoria Extra, vitória para João Martins.

Várias homenagens marcaram a 25ª edição da “Rainha das Perícias”

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo e o Clube Escape Livre aproveitaram a comemoração das Bodas de Prata da “Rainha das Perícias” para homenagear algumas pessoas e entidades com troféus criados, especificamente, para a ocasião. Jorge Almeida porque cumpriu todas as edições do Slalom de Castelo Rodrigo, e António Alexandre porque esteve na primeira edição de 1999 e regressou em 2024 para a 25ª edição, foram homenageados. Também Orlando e Ofélia Tomás foram homenageados. Porque foram eles que ajudaram em 1999 o Clube da Guarda a colocar a prova no circuito das perícias.

O Clube Escape Livre e o município de Figueira de Castelo Rodrigo decidiram homenagear um grande piloto da terra que foi instrumental para a primeira edição do prova. Já desaparecido, deixou uma prole de pilotos nos filhos e nos netos, tendo sido entregue um troféu e uma placa de homenagem à família de José Luís Vicente.

Depois foi a vez do Clube Escape Livre entregar os Troféus SPAL alusivos à prova aos representantes da Proteção Civil, Estádio Municipal e Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, também a André Castro, diretor da prova e ao piloto espetáculo Marco Martins. Na mesma ocasião, Luís Celínio entregou um troféu a Vítor Almeida, médico da prova, pela sua colaboração com o clube da Guarda. O presidente da Câmara Municipal também recebeu um Troféu SPAL das mãos de Luís Celínio, com Carlos Condesso a devolver a gentileza com a entrega de uma placa do concelho.

Almeida e Borges os mais rápidos empatados ao milésimo de segundo!

O domingo ficou reservado para a quinta edição da Grande Perícia Automóvel de Figueira de Castelo Rodrigo. Cenário diferente com a Avenida Heróis de Castelo Rodrigo a servir de palco para mais uma fantástica exibição de talento por parte dos pilotos do Campeonato de Portugal de Perícias.

Porém, ninguém esperava que no final da prova os dois mais rápidos estivessem empatados à milésima de segundo! Um feito inédito nas provas de Perícia que, uma vez mais, aconteceu em Figueira de Castelo Rodrigo e também a André Castro em nome da organização e ao piloto espetáculo Marco Martins. Jorge Almeida e António Borges foram os mais rápidos e ao fazerem 39,645 segundos fizeram história nas Perícias.

No Grupo 1 – Protótipos – Classe A – Tração Dianteira, venceu Jorge Almeida, enquanto no Grupo 1 – Protótipos – Classe B – Tração Traseira, o vencedor foi António Borges No Grupo 2 – Transformados – Tração Dianteira, vitória de Dino Almeida.

Entre os pilotos do Grupo 2 – Transformados – Classe B – Tração Traseira, o melhor foi André Almeida. Já Rodrigo Lopes foi o vencedor do Grupo 3 – Promoção/Originais – Classe A – Tração Dianteira. Finalmente, no Grupo 3 – Promoção/Originais – Classe B – Tração Traseira, vitória para Tiago Prata. Daniela Bastos foi a vencedora do Troféu Feminino, enquanto no Troféu Melhor Piloto de Figueira de Castelo Rodrigo, Miguel Vicente voltou a ganhar. Na Prova Extra, vitória para Manuel Branco.

De realçar que a organização realizou um pódio especial para os mais jovens que abaixo dos 18 anos participaram na prova e que, certamente, serão o futuro da modalidade. Destaque para Nuno Borges, António Prata e Tiago Silva

Para Luís Celínio “não podíamos ter melhor celebração dos 25 anos daquela que continua a ser uma prova ímpar no mundo das perícias e em particular no campeonato de Portugal e no Troféu raiano. Pilotos, público e competição… ao milésimo de segundo. Nunca visto!