Pedro Carregosa / Ekta Sureschandre em Jaguar MK2 alcançaram vitória no Classic Cars Tour

Um magnífico fim-de-semana de automóveis, organizado pelo Clube Escape Livre, para equipas vindas de todo o país e que repartiram o seu interesse entre a Regularidade Histórica e o Turismo, com a primeira a reunir 17 inscrições e a segunda 29. Um total de 46 carros clássicos, alguns verdadeiras raridades, percorreram o território dos concelhos de Trancoso, Mêda, Vila Nova de Foz Côa, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo e Guarda… e prometem voltar!

O Classic Cars Tour surgiu no calendário do Clube Escape Livre com o objetivo de, num só fim-de-semana proporcionar competição e turismo. E, se no segundo capítulo o Clube da Guarda tinha já experiência de sucesso, para a Regularidade bastou reunir Pedro Barbosa da Gama e António Mocho, nomes incontornáveis do automobilismo nacional, e deixá-los gizar um percurso exigente, bonito e seguro.

E assim foi. Num fim-de-semana em que as trovoadas e chuvas fortes caíram e obrigaram a limpezas que só foram possíveis com a colaboração extraordinária de Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais, conseguiu-se, desta forma, manter inalterado o percurso inicial.

A família Carregosa, e dizemos família pois o filho ainda jovem também deu a sua ajuda, desde cedo demonstrou que podia lutar pelas primeiras posições da competição. E assim aconteceu.

A dupla Pedro Carregosa/Ekta Sureschandre, Jaguar MK2, venceu a segunda edição do Classic Cars Tours, à frente da dupla Pedro Marques/António Caldeira, MG B GT, vencedora da prova de estreia, em 2019, com o duo Adérito Barroso/Maria Manuela Martins, Porsche 911 T, a completar o pódio.

A luta entre as duas primeiras equipas foi intensa, com a dupla do MG B GT a terminar o primeiro dia na frente, mas no segundo dia a equipa do Jaguar conseguiu recuperar o atraso e ganhar os 12,1 pontos de vantagem que lhe garantiram o triunfo. Foram 17 os Clássicos que aceitaram este desafio do Clube Escape Livre e enfrentarem as 23 provas de classificação que definiram a classificação. Os vencedores das várias categorias foram: Categoria E – Pedro Carregosa; Categoria F – Adérito Varejão; Categoria G – Paulo Marques; Categoria H – Fernando Torrinha e Categoria NC – Luis Pinheiro.

Entre chuva e sol e temperaturas amenas os clássicos inscritos em turismo deliciaram-se com um percurso entre o Douro e a Serra da Estrela, que não deixou de fora importantes aldeias históricas e onde todos os municípios se envolveram.

Na Mêda, o Presidente da Câmara deu a partida aos concorrentes, em Figueira de Castelo Rodrigo, o vereador Henrique Silva explicou, ao longo das muralhas, a história de Castelo Rodrigo, e, em Pinhel, percorreu-se o Parque da Trincheira com as explicações do Dr. Laurindo. Em Vila Nova de Foz Côa, o Vice-Presidente da Câmara jantou com os participantes no restaurante do Museu do Côa, logo de seguida visitado por todos e, em Trancoso, o Presidente da Câmara recebeu a caravana junto às portas da cidade. Na Guarda, o vice-Presidente da Câmara baixou a bandeira de xadrez, em plena Praça Luis de Camões, dando como finda a edição 2021.

As palavras de felicitações e incentivo vindas de participantes e entidades levam naturalmente o Clube Escape Livre a querer realizar nova edição com a colaboração de todos: “Queremos transformar este evento num verdadeiro encontro de apaixonados por clássicos e permitir que usufruam, quer na modalidade de Regularidade, quer na de Turismo, de um território que sabe receber e que tem uma grande diversidade de atrativos”, referiu Luis Celinio.

As magníficas porcelanas da SPAL foram de novo entregues a todos participantes, enquanto na Regularidade, a Bardhal assegurou os troféus nesta ocasião em que se juntou ao Clube Escape Livre. Os vencedores absolutos do Classic Cars Tour vão ainda receber o relógio CAUNY, da coleção limitada de aniversário dos 35 anos do Clube Escape Livre.

Já em setembro, de 10 a 12, o Termas Centro Classic Cars, a partir das Termas do Luso, volta a colocar, pelas mãos do Escape Livre, os Clássicos a rolar.

P.R – 4 – junho de 2021