Prémio Solidário do Escape Livre com novo parceiro

Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques é a nova denominação da ação que o Clube Escape Livre desenvolve desde 2013 para assinalar o aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050. O prémio acaba de abrir o seu período de candidaturas.

Em 2017, um novo parceiro, desta vez da região da Guarda, assume o patrocínio, o apoio e o espírito de ajuda às Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho da Guarda, com vista ao desenvolvimento de algum projeto para melhoria da prestação de cuidados ou das condições de vida dos seus utentes.

António Bernardo Marques, fundador da empresa que este ano se junta ao projeto, considera que “é com muito orgulho que integramos e damos nome ao Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques, e com enorme que satisfação que ampliamos a parceria com o Escape Livre em mais uma ação e desta vez com importância acrescida. Esta é uma oportunidade única para a TBM, que tem mais de um quarto de século, de partilhar da mesma filosofia de solidariedade do Clube e fazer mais pessoas felizes”.

Com o valor monetário de mil euros, valor meramente simbólico face às necessidades habituais e diárias das IPSS, este prémio é dirigido a estas organizações do concelho da Guarda, já contactadas. Para concorrer a este prémio, as IPSS do concelho da Guarda podem apresentar a sua candidatura, por email ou via CTT, ao Clube Escape Livre, até 31 de março, com a indicação do projeto ou necessidade da instituição que os mil euros poderiam ajudar a colmatar. Após a receção das candidaturas, o júri constituído pelos parceiros do projeto Cápsula do Tempo - Clube Escape Livre, Rádio Altitude, Instituto Politécnico da Guarda, Associação Comercial da Guarda e Transportes Bernardo Marques - selecionam o projeto vencedor.

A atribuição do Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques está agendada para 28 de abril, Dia Mundial do Sorriso, e constitui o primeiro de dois momentos que anualmente marcam o aniversário sobre o encerramento da Cápsula do Tempo, efetivado a 1 de julho de 2013. O segundo momento, em julho, conta este ano com organização a cargo da Associação Comercial da Guarda. Em comum com os anos anteriores, mantem as habituais ações de uma conferência, a plantação de uma árvore na Encosta do Tempo, a colocação da laje com o ano respetivo no Passeio do Tempo e o lançamento de uma nova chávena de coleção alusiva à cápsula.

Sobre a Cápsula do Tempo
Recorde-se que a Cápsula do Tempo Guarda 2050 foi uma das ações que assinalou os 40 anos do Programa Escape Livre, o mais antigo programa de rádio sobre o mundo automóvel em Portugal, a emitir na Rádio Altitude. A cápsula foi enterrada no dia 1 de julho de 2013, junto à Torre de Menagem, e preserva os testemunhos, fotos e objetos de 40 personalidades de diversas áreas profissionais, sobre o presente e o futuro da Guarda e da região. A sua abertura deverá acontecer a 1 de julho de 2050, sendo que até lá é objetivo assinalar cada aniversário com diversas iniciativas que promovam o debate e divulguem a região. São parceiros no projeto o Instituto Politécnico da Guarda, a Rádio Altitude, a Associação Comercial da Guarda e a Transportes Bernardo Marques.